Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GustavoGualdaGoncalves_LeonardoSantosLopes_tcc.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de demanda dos usuários do transporte público da UnB com vista à ampliação da linha do metrô na asa norte
Autor(es): Gonçalves, Gustavo Gualda
Lopes, Leonardo Santos
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte público
Brasília (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: 6-Ago-2018
Data de publicação: 16-Out-2018
Referência: GONÇALVES, Gustavo Gualda; LOPES, Gustavo Gualda. Estudo de demanda dos usuários do transporte público da UnB com vista à ampliação da linha do metrô na asa norte. 2018. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho visa verificar a variação na demanda do metrô decorrente de uma expansão da linha para regiões mais próximas à Universidade de Brasília. O objetivo geral do presente trabalho foi o de realizar um estudo de demanda dos usuários do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, para análise da expansão da linha do metrô até a Asa Norte, levando em consideração o levantamento de dados de origem e destino e de percepção dos usuários através de uma pesquisa realizada no campus. Utilizou-se o modelo sequencial de demanda para gerar as matrizes Origem-Destino da zona de estudo e entender a escolha modal para as viagens em questão. São apresentadas também comparações com os sistemas metroviários de outras metrópoles, bem como expansões realizadas nos últimos anos. A aplicação do modelo e sua análise levaram ao levantamento da demanda provável e da percepção dos usuários com relação ao transporte público para o campus. Esses resultados levaram à conclusão da necessidade, em termos de demanda e percepções, da expansão da linha do metrô até a altura da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons