Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NicholasVeresBarros_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de software para avaliação de acréscimos de tensões em solos como ferramenta didática para o ensino da geotecnia
Outros títulos: Development of software for evaluation of stress increases in soils as a didactic tool for the teaching of geotechnics
Autor(es): Barros, Nicholas Veres
Orientador(es): Cavalcante, André Luís Brasil
Assunto: Deformações e tensões
Elasticidade
Data de apresentação: 11-Jul-2018
Data de publicação: 11-Out-2018
Referência: BARROS, Nicholas Veres. Desenvolvimento de software para avaliação de acréscimos de tensões em solos como ferramenta didática para o ensino da geotecnia. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um código no software Wolfram Mathematica para o cálculo de acréscimos de tensão partindo de soluções analíticas oriundas da Teoria da Elasticidade para alguns casos de carregamentos comuns, sendo elas a Solução de Boussinesq (1883) para cargas pontuais, a Solução de Newmark (1935) para retângulos de carga uniforme e a Solução de Geddes (1966) para cargas verticais aplicadas ao longo da profundidade do solo. São apresentados algoritmos para o cálculo dessas soluções que permitem a utilização de vários carregamentos simultâneos, resultando no acréscimo de tensões total destes carregamentos, além de um programa que implementa tais algoritmos e que permite a visualização da distribuição dos acréscimos de tensão vertical total no solo para uma combinação de cargas.
Abstract: This paper deals with the development of code for Wolfram Mathematica to calculate stress increases using analytical solutions from Elastic Theory for some of the most common loading conditions, i.e. Boussinesq’s Solution (1883) for vertical point loads, Newmark’s Solution (1935) for uniform rectangular loaded areas and Geddes’ Solution (1966) for vertical loads distributed uniformly with depth. Algorithms are presented for the calculation of these solutions in a way which allows for the use of multiple simultaneous loadings, resulting in their total vertical stress increase, and also a program which implements these algorithms, allowing the visualization of the total vertical stress increase distribution in soil for a given combination of loads.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons