Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GustavoRodriguesMirandaLouzeiro_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do ciclo de vida do cimento : análise do gasto energético do cimento LC³ em comparação aos cimentos portland CP-I e CP-IV
Autor(es): Louzeiro, Gustavo Rodrigues Miranda
Orientador(es): Rego, João Henrique da Silva
Assunto: Cimento Portland
Eficiência energética
Impacto ambiental
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 10-Out-2018
Referência: LOUZEIRO, Gustavo Rodrigues Miranda. Avaliação do ciclo de vida do cimento: análise do gasto energético do cimento LC³ em comparação aos cimentos portland CP-I e CP-IV. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A indústria da construção civil se tornou alvo de discussões e pesquisas acerca dos fenômenos a ela atrelados. A principal pauta é voltada aos impactos ambientais gerados a partir das atividades que vão desde a obtenção de insumos para a fabricação até a disposição final dos produtos. Em geral, os temas mais expressivos são ligados à emissão de gás carbônico e à eficiência energética dos processos adotados na concepção do cimento, o que leva à busca por alternativas eficazes e capazes de atenuar essa problemática. Dentre as estratégias pensadas, o desenvolvimento do cimento LC³ se apresenta como uma possibilidade bastante viável, dados os custos relacionados, a disponibilidade de matérias-primas e os resultados obtidos em diversos estudos realizados. O LC³ é um novo tipo de cimento obtido a partir da combinação de clínquer, argila calcinada e calcário, sendo, portanto, uma alternativa na busca por um cimento que atinja bons níveis de redução de 𝐶𝑂2 emitido e de energia consumida. O presente estudo faz referência à eficiência energética vinculada ao processo produtivo do cimento LC³, sob a forma de Avaliação do Ciclo de Vida, de maneira a apresentar e quantificar os impactos ambientais – sob o ponto de vista do gasto energético – e compará-los aos dados pertencentes à produção de cimentos Portland da categoria CP-I e CP-IV. Para isto, são explanados nessa etapa conceitos da fabricação do cimento, da composição do cimento LC³ e da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida. O intuito das análises aqui demonstradas, a partir da metodologia adotada, é de se chegar a números que possam servir de comparação entre os dados referentes à energia incorporada nos processos de produção de cada um dos três tipos de cimento, capacitando análises respaldadas tanto no gasto energético atrelado à produção dos cimentos CP-I, CP-IV e LC³ quanto nos impactos ambientais relacionados à fonte de energia utilizada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons