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Título: Sistema luminoso automotivo indicativo de intensidade de frenagem : projeto, desenvolvimento e avaliação experimental
Autor(es): Araújo, Mariana Pereira de
Cruz, Victor Santos da
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Coorientador(es): Oliveira, Danilo dos Santos
Assunto: Automóveis - projetos e construção
Freios automotivos
Data de apresentação: 15-Mar-2018
Data de publicação: 4-Out-2018
Referência: ARAÚJO, Mariana Pereira de; CRUZ, Victor Santos da. Sistema luminoso automotivo indicativo de intensidade de frenagem: projeto, desenvolvimento e avaliação experimental. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O sistema de freio automotivo tem vital importância no desempenho seguro dos veículos. Para sinalizar seu acionamento, ele possui um sistema luminoso que indica, para quem está atrás, que o veículo está freando ou está parado. No entanto, apesar da evolução tecnológica dos sistemas envolvidos, o índice de acidentes do tipo colisão traseira é o maior em todo o Brasil. Dentre os prováveis fatores responsáveis pelo alto índice, pode-se atribuí-lo também à falta de informações sobre as ações do motorista à frente. Este trabalho propõe um sistema luminoso automotivo indicativo de intensidade de frenagem inédito que se diferencia por informar as ações de frenagem de forma gradativa, mediante dispositivos luminosos acionados sequencialmente. Seu principal objetivo é informar as ações de frenagem através de um painel luminoso. Luzes indicativas acusarão se o carro está reduzindo muito ou pouco sua velocidade, pois acenderão proporcionalmente ao que está ocorrendo. Desta forma, uma bancada experimental multidisciplinar foi desenvolvida para simular tais ações de frenagem. Utilizando um sensor acoplado a um pedal de freio e associando seus dados angulares a velocidades simuladas do veículo foi possível alterar o estado dos indicativos luminosos de forma gradativa à medida que o pedal é solicitado. O desempenho do módulo acelerômetro e giroscópio utilizado foi eficaz, pois forneceu dados com boa acurácia e estabilidade. Assim, o trabalho alcançou seu propósito fornecendo através de um painel luminoso informações mais detalhadas sobre a desaceleração de um veículo. Concluiu-se que esse sistema desenvolvido é bastante útil e pode contribuir na redução do índice de acidentes automotivos do tipo colisão traseira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
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