Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaGabryellaRochaDeOliveira_tcc.pdf759,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas e práticas de gestão de pessoas : o importante papel da boa-fé organizacional
Autor(es): Oliveira, Maria Gabryella Rocha de
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Comportamento organizacional
Administração de pessoal
Ética profissional
Data de apresentação: 23-Mai-2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: OLIVEIRA, Maria Gabryella Rocha de. Políticas e práticas de gestão de pessoas: o importante papel da boa-fé organizacional. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Diante do cenário mundial cada vez mais competitivo e do entendimento das pessoas como competências essenciais para a diferenciação estratégica organizacional, há evidências de que as percepções de virtudes morais organizacionais podem impactar o relacionamento do indivíduo com o seu sistema empregador, o que tem impulsionado pesquisadores e gestores a ampliarem a compreensão deste construto em relação à gestão de pessoas. Posto isto, esta pesquisa teve como objetivo principal verificar a influência das virtudes morais organizacionais na percepção de políticas e práticas de gestão de pessoas GP, relação ainda inexplorada na literatura científica. Trata-se de um estudo descritivo e explicativo, de natureza quantitativa, com a utilização de análises estatísticas e de regressão múltipla linear para testar o modelo de pesquisa com uma amostra composta por colaboradores de diversas organizações. Os resultados coligidos permitiram concluir que boa-fé organizacional é o fator de virtudes morais organizacionais que exerce influência sobre todas as práticas de gestão de pessoas. Como implicação, este estudo avança nos estudos sobre antecedentes de políticas e práticas de gestão de pessoas. No tocante à gestão empresarial, os resultados servirão como subsídio para tomadas de decisões quanto ao planejamento estratégico de gestão de pessoas para maior obtenção de resultados em nível individual e organizacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons