Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcosRochaRodriguezAlves_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos de IPOs nos preços das ações de empresas concorrentes na BM&FBovespa : um estudo no período de 2007 a 2017 no setor de energia elétrica
Autor(es): Alves, Marcos Rocha Rodriguez
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Ofertas Públicas de Ações (OPAs)
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 1-Out-2018
Referência: ALVES, Marcos Rocha Rodriguez. Impactos de IPOs nos preços das ações de empresas concorrentes na BM&FBovespa: um estudo no período de 2007 a 2017 no setor de energia elétrica. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Essa pesquisa avaliou o impacto de ofertas públicas iniciais (IPOs) realizadas por companhias do setor energia elétrica na BM&FBovespa, entre 2007 e 2017, nos níveis de preço de ações e units de empresas desse mesmo segmento, que é dividido em um ambiente regulado e outro de livre contratação. Os eventos analisados consistem nas datas do pedido de registro dos IPOs perante a CVM e início de negociação desses ativos financeiros na bolsa de valores brasileira. Para investigar a existência de impactos setoriais, foram examinados os efeitos gerados no índice de energia elétrica (IEE) e no portfólio de ações estruturado para o trabalho, a partir da metodologia de estudo de eventos. Os resultados assinalaram retornos anormais médios acumulados negativos para ações de companhias de energia elétrica, quando houve pedidos de registro de IPOs em seu setor e também, devido ao início de transação desses ativos na BM&FBovespa. Portanto, esses efeitos apontam indícios de elevação nos níveis de competitividade setorial, devido ao processo de abertura de capital de empresas desse ramo.
Abstract: This study investigated intra-industry effects of initial public offerings (IPOs) on Brazilian electric power sector, which is divided into a regulated market and a free contracting environment. We analyzed the existance of impacts in response to IPO filings and initial trading dates, between 2007 and 2017. Event study methodology was employed in order to examine the effects on BM&FBovespa’s electric utilities index (IEE) and on a stock portfolio structured for this work. Results showed negative cumulative average abnormal returns for electric power industry’s securities due to IPO filings and initial trading dates. Therefore, these effects suggest that IPOs may increase sectorial competitiveness for electric utility firms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons