Resumo: | Em meio ao atual contexto da educação brasileira, no qual muitas vezes o poder público não consegue ter efetividade nas ações aplicadas, emergem outras organizações que visam solucionar tais questões: os Negócios Sociais educacionais. Essas organizações, cujo modelo de negócio consiste em buscar gerar valor social, no contexto da educação, para as pessoas as quais atende ao mesmo tempo em que buscam sua sustentabilidade financeira enfrentam inúmeros desafios, seja por suas características intrínsecas, ao buscar conciliar objetivos sociais e financeiros, ou por outros fatores. A existência e efetividade dessas organizações são de extrema relevância para as comunidades carentes que são por elas atendidas, e para o contexto educacional como um todo, entretanto as dificuldades enfrentadas, especialmente em termos de gestão, têm ameaçado a sua sustentabilidade e em consequência a sua sobrevivência no longo prazo, ou ainda o atendimento a seus objetivos primordiais (gerar valor social sendo sustentável financeiramente). Compreender como as organizações do setor se posicionam e que práticas adotam para se manter em equilíbrio, atingindo assim o que se propõe a realizar é muito importante para que outras organizações tenham práticas nas quais se espelhar para executar suas atividades de gestão. A partir desse contexto, o presente estudo foi elaborado com a finalidade de compreender quais são as práticas organizacionais adotadas por esses negócios para equilibrar o alcance de seus objetivos sociais e financeiros, mantendo assim a sua sustentabilidade no longo prazo. Para isso, realizou-se um estudo de caso com três organizações do setor de negócios sociais educacionais, através de entrevista semi-estruturada com seus gestores principais, a fim de compreender o fenômeno. Como resultados principais da pesquisa observou-se que, nos negócios estudados o equilíbrio entre objetivos, de fato não ocorre, e que quase sempre há a priorização de um objetivo em detrimento do outro, de acordo com a visão que o gestor possui acerca o negócio, ou seja, quando o gestor é alguém que prioriza as finalidades sociais, lidar com os objetivos financeiros não recebe a devida importância, e acaba por impactar negativamente também na geração de valor social proposta, ameaçando ambos os propósitos da organização. Em um dos casos estudados, onde a busca pelo equilíbrio é mais evidente, e a condução da gestão é estruturada para isso, percebe-se o impacto positivo das práticas organizacionais no alcance de ambas as finalidades do negócio. Em geral, as práticas organizacionais adotadas são muito mais utilizadas para atenuar e conviver com a situação de desequilíbrio entre objetivos do que para buscar alcançar o equilíbrio esperado, entretanto, o elenco dessas práticas pode contribuir com organizações que convivem com a mesma situação. Este estudo, além de alertar para a importância de se pensar em atingir o equilíbrio entre objetivos organizacionais e financeiros em negócios sociais educacionais para a própria sobrevivência, e como se portar para atingi-lo, enriquece a literatura sobre gestão e práticas organizacionais nesses negócios, que apresenta pouco sobre o assunto, o que demonstra a sua relevância acadêmica e prática. |