Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LinekerGomesTeixeira_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Afroempreendedores : desafios e oportunidades para empreendedores negros no Distrito Federal
Autor(es): Teixeira, Lineker Gomes
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Empreendedorismo
Negros - identidade racial
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Out-2018
Referência: TEIXEIRA, Lineker Gomes. Afroempreendedores: desafios e oportunidades para empreendedores negros no Distrito Federal. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Apesar de negros já serem a maioria entre os empreendedores brasileiros, ainda há um longo caminho até alcançarem resultados similares a empreendedores brancos. Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições de empreendedores negros para o fortalecimento da identidade negra. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas em profundidade com empreendedores negros, de ambos os sexos em diferentes campos de atuação no Distrito Federal. Em um roteiro com 11 perguntas relacionadas a vivências, identidade, discriminação e opiniões a respeito da Feira Coisa de Preto e a Lei 5.447/2015, que instituiu o Programa Afroempreendedor do Distrito Federal. Para o tratamento dos dados coletados em campos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Por fim conclui-se que o afroempreendedorismo tem colaborado para a mudança do imaginário da sociedade que historicamente vem atribuindo aos negros papeis inferiores. Esses empreendedores usam do espaço que alcançaram para afirmar sua identidade racial, com uma representação positiva do negro em seu empreendimento e na geração de empregos e/ou prestação de serviços para outros afrodescendentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons