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dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correa-
dc.contributor.authorGomes, Janaína Soares-
dc.identifier.citationGOMES, Janaína Soares. Investigação da trajetória de pais de crianças com transtorno do espectro autista em busca de diagnóstico. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar a trajetória das famílias até o diagnóstico de TEA. Método: trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa envolvendo 31 famílias de crianças com TEA do Centro Educacional de Audição e Linguagem, ocorrido entre março a dezembro de 2017. Utilizou-se um questionário adaptado de Araújo (2012). Os resultados foram analisados a partir de técnica estatística descritiva. Resultados: foi possível observar que o número de profissionais consultados foi em média quatro especialistas em saúde e em alguns casos observou-se que os familiares passaram por diversas consultas com cada um deles até obtenção do diagnóstico final. Conclusão: Seria favorável para o indivíduo com TEA e sua família, se houvesse, por parte dos profissionais de saúde, um olhar mais aprimorado voltado aos sinais de risco para o TEA, para que não houvesse o risco de impassibilidade com relação aos casos. A partir disso, a intervenção precoce se tornaria uma realidade acessível a um número cada vez maior de casos. Faz-se necessário a realização de outros estudos, para que investigações relacionadas ao tema sejam propostas e influenciem no processo diagnóstico e porventura conduzindo a ocorrências de intervenções cada vez mais precoce.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desvios do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.titleInvestigação da trajetória de pais de crianças com transtorno do espectro autista em busca de diagnósticopt_BR
dc.title.alternativeTrajectory investigation of children's parents with autistic spectrum disorder in search of diagnosispt_BR
dc.title.alternativeInvestigación de la trayectoria de padres de niños con transtorno del espectro autista en búsqueda de diagnósticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T14:44:04Z-
dc.date.available2018-09-26T14:44:04Z-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20722-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Objective: analyze the trajectory of families until the diagnosis of ASD. Method: it is a descriptive-exploratory, quantitative approach involving 31 families of children with ASD from the Educational Center of Audition and Language, which occurred between March and December 2017. A questionnaire adapted from Araújo (2012) was used. The results were analyzed using a descriptive statistical technique. Results: it was possible to observe that the number of professionals consulted was on average four health specialists and in some cases it was observed that the family members underwent several consultations with each of them until obtaining the final diagnosis. Conclusions: It would be favorable to the individual with ASD and his / her family if health professionals had a better look at the risk signs of ASD, so there would be no risk of impassiveness in relation to the cases. From this, early intervention would become a reality accessible to an increasing number of cases. It is necessary to carry out other studies, so that investigations related to the subject are proposed and influence in the diagnostic process and perhaps leading to occurrences of interventions more and more precocious.pt_BR
dc.description.abstract2Objectivo: analizar la trayectoria de las familias hasta el diagnóstico de TEA. Método: se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, de abordaje cuantitativo que involucra a 31 familias de niños con TEA del Centro Educativo de Audición y Lenguaje, ocurrido entre marzo a diciembre de 2017. Se utilizó un cuestionario adaptado de Araújo (2012). Los resultados se analizaron a partir de la técnica estadística descriptiva. Resultados: fue posible observar que el número de profesionales consultados fue en promedio cuatro especialistas en salud y en algunos casos se observó que los familiares pasaron por diversas consultas con cada uno de ellos hasta obtener el diagnóstico final. Conclusion: Sería favorable para el individuo con TEA y su familia, si hubiera, por parte de los profesionales de salud, una mirada más mejorada hacia los signos de riesgo para el TEA, para que no hubiera riesgo de impasibilidad con respecto a los casos. A partir de eso, la intervención precoz se convertiría en una realidad accesible a un número cada vez mayor de casos. Se hace necesario la realización de otros estudios, para que las investigaciones relacionadas con el tema sean propuestas e influencien en el proceso diagnóstico y que pueda conducir a ocurrencias de intervenciones cada vez más precoz.pt_BR
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