Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaDeCassiaGPenna_AnnaFernandaSCSodre_tcc.pdf224,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação entre escrita e memória em escolares do ensino fundamental I
Outros títulos: Association between memory and writing in elementary school
Autor(es): Penna, Amanda de Cássia Gonçalves
Sodré, Anna Fernanda Sampaio Cerqueira
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Compreensão
Estudantes do ensino de primeiro grau
Aprendizagem
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 26-Set-2018
Referência: PENNA, Amanda de Cássia Gonçalves; SODRÉ, Anna Fernanda Sampaio Cerqueira. Associação entre escrita e memória em escolares do ensino fundamental I. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Estudar a relação entre memória e escrita pode contribuir para o entendimento das dificuldades escolares, bem como auxiliar no planejamento de estratégias facilitadoras e intervenção precoce e eficaz. Objetivo: verificar a associação entre memória de trabalho e escrita em escolares do Ensino Fundamental I público, comparando a habilidade de escrita do alfabeto e de ditado de palavras e pseudopalavras com a memória de curta duração. Métodos: Participaram do estudo 38 alunos de escolas públicas de Samambaia-DF, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 12 anos e que estão matriculados no 1⁰ ao 4⁰ ano do ensino fundamental. Procedimentos: Aplicação do Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas. A coleta foi realizada em um período de seis meses com a participação de diferentes aplicadores treinados previamente Resultados: Os resultados mostraram uma correlação direta entre a prova de memória e as provas de escrita, ou seja, quanto maior eram as pontuações na prova de memória, maior eram as pontuações em provas de escrita. Conclusão: Com isso, há evidências de que a memória é um importante quesito a ser considerado por pedagogos e demais profissionais que atuam com crianças que apresentam dificuldades na aquisição da escrita.
Abstract: Introduction: Studying the relation between memory and writing can contribute to the understanding of school difficulties, as well as assist in the planning of facilitative strategies and early and effective intervention. Objectives: The aim of the present study was to verify the association between working memory and writing in public elementary school, comparing the ability of the alphabet writing and the dictation of words and non-words with immediate memory. Methods: participated in the study Thirty-eight students from public schools of Samambaia-DF, of both sexes, aged between 5 and 12 years, enrolled in the 1st year of the 4th year of elementary school. Procedures: Protocol for the Evaluation of Cognitive-Linguistic Abilities. The collection was carried out in a period of six months with the participation of different trained applicators Results: The results presented a direct correlation between the memory test and the writing tests, in other words, as higher was the scores in the memory test, the higher was on writing tests. Conclusion: These findings evidence that memory is an important issue to be considered by pedagogues and other professionals who work with children who present difficulties in acquiring writing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2018.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons