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Título: Construção social da realidade de estudantes negras da Universidade de Brasília : experiências e trajetórias
Autor(es): Santos, Carla Maryanne Reis dos
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Mulheres negras
Desempenho ocupacional
Cotas raciais - universidades
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 25-Set-2018
Referência: SANTOS, Carla Maryanne Reis dos. Construção social da realidade de estudantes negras da Universidade de Brasília: experiências e trajetórias. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho objetiva compreender a trajetória de mulheres negras na Universidade de Brasília, suas experiências e significados relacionados à questão étnico /racial. O ingresso de negros na Universidade foi possibilitado pelas ações afirmativas, que são medidas temporárias adotadas para remediar as condições de um passado discriminatório e assegurar o alcance da igualdade por parte de minorias étnicas e raciais. A primeira instituição de ensino superior pública federal a instituir políticas afirmativas para negros no vestibular foi a Universidade de Brasília em 2003. Para buscar maior compreensão desse processo a nossa atenção, foi direcionada a estudantes negras e suas trajetórias que colaboraram na construção de sua identidade. Para isso foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. O material foi analisado, sendo destacadas dos depoimentos algumas partes sendo grifadas e em seguida reagrupadas de acordo com o que foi grifado, representando uma possível categoria, e após apresentando a interpretação do significado obtido e a síntese, pautada no referencial teórico.
Abstract: This paper aims to understand the trajectory of black women in the University of Brasília, their experiences and meanings related to the ethnic / racial question. The entry of blacks into the university has been made possible by affirmative action, which is temporary measures taken to remedy the conditions of a discriminatory past and ensure the achievement of equality by ethnic and racial minorities. The first federal public higher education institution to institute affirmative policies for blacks in the university entrance examination was the University of Brasília in 2003. To seek greater understanding of this process our attention was directed to black students and their trajectories that collaborated in the construction of their identity. For this, in-depth interviews were conducted with a semi-structured script. The material was analyzed, being detached from the testimonies some parts to be spelled and then regrouped according to what was denominated, representing a possible category, and after presenting the interpretation of the obtained meaning and the synthesis, based on the theoretical reference.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20708
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