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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorRocha, Gabriela Teixeira-
dc.identifier.citationROCHA, Gabriela Teixeira. Empreendedorismo feminino: significados, motivações e desafios das mulheres que decidem empreender no DF. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais rápido nos últimos anos. De acordo com os estudos realizados dentro do tema, esse crescimento pode ser explicado por diversos fatores como: busca pela autorrealização dessas mulheres, busca pela melhora da situação financeira, afinidade com determinado ramo, reconhecimento de oportunidades no mercado e por influência da família. Entretanto, durante sua trajetória no empreendedorismo, as mulheres ainda enfrentam inúmeros desafios. Esta pesquisa buscou descobrir o perfil dessas mulheres que empreendem, as motivações para abertura de seu negócio e as dificuldades enfrentadas por elas. Para esta pesquisa, duas fontes de dados foram utilizadas. Primeiramente, foram utilizados dados secundários obtidos através do projeto “Mulheres Empreendedoras”, o qual foi realizado por alunos da disciplina Introdução a administração na Universidade de Brasília. Neste trabalho serão analisadas mais de 15 entrevistas do projeto, as quais foram realizadas durante os anos de 2015, 2016 e 2017 com empreendedoras de diferentes ramos do Distrito Federal. Em seguida, mais dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas conduzidas pela autora desta pesquisa. Nesta etapa, foram feitas mais oito entrevistas com empreendedoras diferentes do DF com objetivo de estender os conhecimentos acerca do tema. Por meio da análise dos dados primários e secundários buscou-se identificar os aspectos relevantes sobre o comportamento e identidade das empreendedoras. Os dados e as análises indicam que elas possuem diversas características comportamentais e psicológicas como a coragem, persistência, planejamento, inclinação para correr riscos e inovar. A maioria dos desafios nesta caminhada está relacionado com a construção histórica do papel atribuído a mulher durante muitos anos em nossa sociedade. Por esse motivo, ainda hoje as mulheres sofrem com a desvalorização no mercado de trabalho, principalmente no campo do empreendedorismo. Além disso, segundo os dados coletados, a dificuldade em separar vida pessoal e profissional, assim como saber dividir o tempo entre as duas coisas, tem sido um dos grandes desafios das empreendedoras atualmente. Entretanto, ao se fazer uma análise de dados, afere-se que apesar dos desafios, as mulheres atuantes nesta área estão satisfeitas com sua ocupação e estão buscando conquistar um espaço cada vez maior.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordMulheres de negóciospt_BR
dc.subject.keywordMulheres - empregopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino : significados, motivações e desafios das mulheres que decidem empreender no DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-14T14:07:57Z-
dc.date.available2018-09-14T14:07:57Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20699-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Female entrepreneurship has grown faster and faster in recent years. According to the studies carried out within the theme, this growth can be explained by several factors such as the search for self-realization of these women, search for an improvement in the financial situation, affinity with a particular branch, recognition of market opportunities and family influence. However, during their trajectory in entrepreneurship, women still face numerous challenges. This research sought to discover the profile of these women they undertake, the motivations to open their business and the difficulties they face. For this research, two data sources were used. Firstly, secondary data obtained through the "Entrepreneurial Women" project was used, which was carried out by students of the Introduction to Administration course at the University of Brasília. This study will analyze more than 15 project interviews, which were conducted during the years 2015, 2016 and 2017 with entrepreneurs from different branches of the Federal District. Then, more data were obtained through semi-structured interviews conducted by the author of this research. In this stage, eight other interviews with different entrepreneurs of the Federal District were done with the objective of extending the knowledge about the theme. Through the analysis of the primary and secondary data, it was sought to identify the relevant aspects about the behavior and identity of the entrepreneurs. The data and analyzes indicate that they have diverse behavioral and psychological characteristics such as courage, persistence, planning, inclination to take risks and innovate. Most of the challenges in this walk are related to the historical construction of the role assigned to women for many years in our society. For this reason, women still suffer from devaluation in the labor market, especially in the field of entrepreneurship. Moreover, according to the data collected, the difficulty in separating personal and professional life, as well as knowing how to divide the time between the two, has been one of the great challenges of entrepreneurs today. However, in making a data analysis, it is pointed out that despite the challenges, the women working in this area are satisfied with their occupation and are seeking to conquer an increasing space.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20699-
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