Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20698
Título: Governança corporativa em empresas de transporte aéreo : um estudo baseado em recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Autor(es): Meneses, Frederico Lima
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Governança corporativa
Transporte aéreo
Aeronáutica comercial
Data de apresentação: 24-Mai-2018
Data de publicação: 14-Set-2018
Referência: MENESES, Frederico Lima. Governança corporativa em empresas de transporte aéreo: um estudo baseado em recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é investigar as características de governança corporativa das empresas de transporte aéreo, baseado em recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem predominante qualitativa. A amostra dessa pesquisa é não-probabilística e compreende 34 empresas selecionadas a partir do ranking World Airlines Awards da Skytrax. Os dados foram coletados em estatutos, relatórios anuais e relatórios de tráfego, obtidos entre julho e agosto de 2017. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento dos dados, empregando-se 4 categorias e 20 subcategorias, baseadas nas referidas recomendações. Foram realizadas estatísticas descritivas e estatísticas inferenciais e não paramétricas, utilizando os testes Qui-quadrado e Q de Cochran. Após a análise de 680 subcategorias foi evidenciado que 66,91% das subcategorias foram identificadas. Foi possível constatar, em geral, que esse percentual não se distribuiu de maneira uniforme entre as categorias e subcategorias definidas para análise. Adicionalmente, não houve associação entre o percentual de presença de subcategorias e o nível de serviço oferecido, nem entre o percentual de subcategorias e o número de passageiros transportados. Entretanto, constatou-se a associação entre a presença de subcategorias e a região de atuação das empresas. Este estudo pode contribuir para um melhor entendimento por parte de gestores, acadêmicos, reguladores, acionistas entre outros interessados nas características de governança corporativa de empresas de transporte aéreo atuantes no Brasil e no exterior.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FredericoLimaMeneses_tcc.pdf993,72 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons