Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20696
Título: Atributos de valor como instrumento para a fidelização de clientes de uma corretora de investimentos
Autor(es): Amaro, Fernando Victor
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Comportamento do consumidor
Investimentos
Bancos
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 14-Set-2018
Referência: AMARO, Fernando Victor. Atributos de valor como instrumento para a fidelização de clientes de uma corretora de investimentos. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As corretoras de investimentos, instituições cuja função é promover a aproximação entre investidores e produtos financeiros, vêm expandindo de forma significativa as suas atividades comerciais no Brasil. Antes acessíveis somente a investidores com elevado volume de capital, as corretoras ampliaram o seu foco, passando a atrair clientes que desejam outras opções de investimentos que não somente as disponibilizadas pelos grandes bancos de varejo. Dessa forma, os novos clientes das corretoras dão mostras de que buscam nessas instituições diferenciais que vão além dos ofertados pela rede bancária tradicional. Diante de um novo ambiente competitivo, vislumbra-se uma concorrência mais acirrada: de um lado as corretoras que buscam ampliar sua carteira de investidores e de outro, os grandes bancos que pugnam pela retenção dos seus clientes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar atributos em corretoras de investimentos, considerados valiosos o suficiente para atrair e fidelizar esse tipo de cliente, em longo prazo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas junto a pessoas inseridas nesse ambiente de negócios – (i) investidores em bancos de varejo, (ii) investidores em bancos de varejo e corretoras e (iii) gestores de escritórios de negócios de corretoras. Como resultado, foram identificados atributos de valor considerados essenciais por clientes atuais e potenciais de corretoras de investimentos. Adicionalmente, a insatisfação com bancos de varejo foi apontada como um motivador para a migração de consumidores de produtos de investimento para corretoras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandoVictorAmaro_tcc.pdf840,72 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons