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Título: Celpe-Bras e a participação de candidatos surdos brasileiros neste exame
Autor(es): Portela, Adriana Oliveira da Luz
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Deficientes - emprego
Deficientes auditivos
Surdos - educação
Acessibilidade
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Set-2018
Referência: PORTELA, Adriana Oliveira da Luz. Celpe-Bras e a participação de candidatos surdos brasileiros neste exame. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo visa a mostrar como um sistema de avaliação, especificamente o Celpe-Bras, está se preparando para atender candidatos surdos que, nas últimas décadas, vêm se empoderando dos seus direitos, sejam estes no campo social, no mercado de trabalho ou no campo educacional. Na presente pesquisa, buscamos verificar a participação do sujeito surdo no Exame Celpe-Bras, a aplicabilidade desta prova para a comunidade surda e que tipo de acessibilidade está sendo ofertada a este público. Para isso, realizamos um levantamento histórico sobre o Celpe-Bras, bem como uma análise descritiva-comparativa do processo realizado pelo Celpe-Bras desde a publicação do edital até à aplicação da prova, para isso, a cada etapa apresentada, inserimos breves comentários sobre as adaptações realizadas. A partir do conceito de acessibilidade, mostramos que o sistema de avaliação, ou melhor, o Celpe-Bras, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por esta avaliação, demostra ter certa preocupação em relação à acessibilidade destinada a pessoas com deficiência e empenho em se adequar a esse novo público, visto que o exame foi pensado para pessoas que possuem uma língua materna oral-auditiva. Ainda assim, esta instituição não está pronta para atender os surdos de forma adequada, pois, há muito o que se pensar e discutir sobre o modo pelo qual se deve oferecer de forma efetiva a acessibilidade a esse público.
Abstract: This study aims to show how an evaluation system, specifically Celpe-Bras, is preparing to meet deaf candidates needs. In the last decades, they have been empowering its rights, either in the social arena, the labor market, or in the educational field. In the present research, we sought to verify the deaf subject participation in the Celpe-Bras Exam. The applicability of this test to the deaf community and what kind of accessibility is being offered to this target public. Thus, we made a historical survey on Celpe-Bras, as well as a descriptive-comparative analysis of the process carried out by Celpe-Bras from the edictal publication until the test application, Thus, at each stage, we presented brief comments on the adjustments made. Based on the concept of accessibility, we show that the evaluation system, or better, Celpe-Bras, through the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), the body responsible for this evaluation, shows a certain concern regarding accessibility for individuals with disabilities and commitment to suit this new audience. Since the examination was intended for individuals who have an oral-auditory mother tongue. Furthermore, this institution is not ready to meet the deaf needs in an adequate way. Therefore, there is more to ponder about and discuss means of accessibility to these individuals in an effective manner.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua

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