Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielaTavaresDaCosta_tcc.pdf622,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dinâmica prazer e sofrimento no trabalho de servidores da Corregedoria da Saúde do DF
Autor(es): Costa, Daniela Tavares da
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Satisfação no trabalho
Serviço público - administração de pessoal
Servidores públicos - bem-estar no trabalho
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 13-Set-2018
Referência: COSTA, Daniela Tavares da. A dinâmica prazer e sofrimento no trabalho de servidores da Corregedoria da Saúde do DF. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos servidores lotados nas comissões da Corregedoria de Saúde do DF sobre as suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho. O trabalho é importante para a sociedade, pois uma vez que o trabalho da Corregedoria é valorizado e bem executado, ele interfere positivamente no atendimento da Secretaria de Saúde para os cidadãos; para a instituição da Secretaria de Saúde, uma vez que oferece uma visão transparente sobre as condições de trabalho, oferecendo subsídios para uma melhoria na gestão; e para o âmbito acadêmico, pois se vale de conceitos importantes sobre prazer e sofrimento no trabalho aplicados na prática. Com a finalidade de viabilizar o atingimento do objetivo deste trabalho, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas como procedimento principal de pesquisa, possibilitando coletar dados subjetivos dos servidores. A análise dos dados foi realizada utilizando técnica baseada em análise de conteúdo, ao categorizar as informações obtidas por meio de núcleos estruturantes discurso dos participantes. Os resultados demonstram que as vivências de prazer e sofrimento no trabalho dos participantes estão relacionadas principalmente a características do contexto de trabalho percebido, como organização do trabalho, relacionamento socioprofissional e condições de trabalho, corroborando teorias e modelos científicos relacionados ao fenômeno do prazer e do sofrimento no trabalho. Alguns fatores, como relacionamento socioprofissional inter e intraequipes, atuam na promoção de vivências de prazer no trabalho, sendo os principais mecanismos de defesa que os respondentes encontraram para manter a saúde mental no trabalho e fazer frente ao sofrimento percebido; outros, como falta de ferramentas e insalubridade do ambiente de trabalho, parecem estar mais relacionados a vivências de sofrimento, de acordo com os participantes do estudo. Ao final, são discutidos os limites da presente pesquisa, bem como proposta uma agenda para estudos futuros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons