Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de impacto em amplitude de uma amostra de egressos do curso Programa de desenvolvimento para líderes, ministrado para gestores, analistas, especialistas e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, em Brasília (DF). O impacto é importante variável que permite medir a efetividade da ação instrucional em termos do uso de competências aprendidas no curso pelos egressos, em seu contexto de trabalho. O estudo contou com a participação de 71 profissionais, escolhidos por acessibilidade, que, por meio de questionário eletrônico de pesquisa, disponibilizado na plataforma Google Docs, responderam as questões referentes ao impacto em amplitude do treinamento e um questionário sociodemográfico. Foi utilizado instrumento de impacto em amplitude já validado pelo Brasil. Observou-se contribuições importantes do treinamento para o desempenho dos colaboradores participantes, entre elas, a utilização das habilidades desenvolvidas no curso com frequência, melhor aproveitamento das oportunidades de trabalho, qualidade no serviço, aumento da autoconfiança e da motivação para o trabalho. Os resultados demonstram também que o setor estudado proporciona contexto predominantemente favorável para a aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes, ensinados nos eventos de capacitação desses profissionais. Sugere-se para pesquisas futuras, através de uma avaliação de impacto de treinamento em profundidade, investigar quais fatores que impedem a agilidade nas realizações das atividades e quais tarefas, e serviços estão relacionados de forma indireta ao conteúdo do treinamento para que seja possível analisar os limites que influenciam a qualidade destas. Ao final, os limites da pesquisa são discutidos. |