Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlexiaPortoDeMirandaMarques_tcc.pdf6,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intercâmbio internacional de trabalho : a percepção de estudantes egressos sobre esta nova alternativa de formação
Autor(es): Marques, Alexia Porto de Miranda
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Mercado de trabalho
Formação profissional
Data de apresentação: 16-Jun-2018
Data de publicação: 11-Set-2018
Referência: MARQUES, Alexia Porto de Miranda. Intercâmbio internacional de trabalho: a percepção de estudantes egressos sobre esta nova alternativa de formação. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção de estudantes de graduação que participaram do programa de intercâmbio de trabalho e viagem ou “Work and Travel” quanto ao mesmo. A internacionalização da educação superior deve ser vista como estratégia para o desenvolvimento científico e universitário, e os intercâmbios durante a graduação são temas muito relevantes para as instituições de ensino superior considerando a crescente interligação global. Os empregadores procuram cada vez mais indivíduos com qualificações pessoais diferenciadas e habilidades adquiridas através de experiências de trabalho, que possuam ainda conhecimentos de outras culturas e fluência em outra língua. Universidades de diversos países já possuem estratégias de internacionalização além de políticas para a realização de intercâmbios diversos durante a graduação. A academia brasileira está engatinhando nesse processo, ainda não encontram-se muitas atividades de intercâmbio em universidades do Brasil e há a falta de conhecimento sobre o assunto. Neste trabalho foi realizado um estudo quantitativo, caracterizado como pesquisa de levantamento. Como instrumento, foi aplicado um questionário em 83 egressos do programa de intercâmbio através de um grupo no Facebook. Os resultados indicam que as percepções dos participantes do programa foram muito positivas. Foi possível concluir que os participantes demonstraram orgulho de terem participado da experiência, sendo leais e comprometidos emocionalmento ao programa, apesar de considerarem o trabalho exaustivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons