Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianeGoncalvesBarreto.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : síntese do estado da arte, revisão da produção nacional e estudo nas escolas públicas do Guará - DF
Autor(es): Barreto, Viviane Gonçalves
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Comprometimento organizacional
Professores
Escolas públicas
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 11-Out-2011
Referência: BARRETO, Viviane Gonçalves. Comprometimento organizacional: síntese do estado da arte, revisão da produção nacional e estudo nas escolas públicas do Guará-DF. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa analisou o comprometimento organizacional dos professores das escolas públicas do Guará – DF, tendo como base o modelo de três componentes do comprometimento de Meyer e Allen (1990). Foi efetuada, também, uma revisão da produção nacional sobre comprometimento organizacional no Brasil na primeira década do milênio, além de um mapeamento da institucionalização da pesquisa no país. A pesquisa é descritiva, bibliográfica, quantitativa, de campo e transversal. Na revisão da produção nacional foram considerados 21 periódicos de Administração e Psicologia com menção entre A1 e B2 pela CAPES. Foram encontrados 49 artigos, a maior parte sendo estudos teórico-empíricos, de natureza quantitativa, focando no setor privado e tendo como tema estudos relacionais. A institucionalização da pesquisa no país foi feita a partir das informações do portal do CNPq. O levantamento mostrou patente aumento no número de pesquisadores e da produção cientifica nos últimos anos, além de revelar a existência de 7 grupos de pesquisa sobre comprometimento organizacional. Assim, a revisão da produção nacional e a institucionalização da pesquisa demonstram a consolidação dos estudos na área, além de uma forte tradição de pesquisa. Foi proposta, também, uma agenda de pesquisa para o comprometimento organizacional. A pesquisa de campo foi realizado junto aos professores efetivos da Diretoria Regional de Ensino do Guará – DF. Os resultados obtidos por meio de estatística descritiva mostraram que os professores apresentam baixo comprometimento organizacional. A análise de variância mostrou que a idade e o tempo de serviço não afetam nenhuma das bases do comprometimento, mas os respondentes do sexo feminino mostraram comprometimento afetivo diferente dos respondentes do sexo masculino. Em uma análise de correlação, as três bases do comprometimento relacionaram-se positivamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons