Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DiegoRabeloSilvaToledo_tcc.pdf625,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Provisão para perdas com imparidade em operações de crédito : estudo comparativo do padrão IFRS com as práticas contábeis brasileiras aplicáveis às instituições financeiras
Autor(es): Tolêdo, Diego Rabelo Silva
Orientador(es): Rodrigues Primo, Uverlan
Assunto: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Operações de crédito
Instituições financeiras
Data de apresentação: 24-Mai-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: TOLÊDO, Diego Rabelo Silva. Provisão para perdas com imparidade em operações de crédito: estudo comparativo do padrão IFRS com as práticas contábeis brasileiras aplicáveis às instituições financeiras. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As normas internacionais de contabilidade vêm sendo incorporadas gradativamente às práticas contábeis brasileiras. Nesse contexto, os órgãos reguladores locais têm trabalhado em agendas e etapas para implementação gradual dos padrões IFRS. O presente artigo trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa que busca traçar um comparativo entre os critérios de mensuração e reconhecimento da provisão para redução ao valor recuperável em operações de crédito concedidas por instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil, segundo práticas contábeis locais - BR GAAP -e internacionais - IFRS, nos exercícios findos em dezembro de 2016 e 2017. Conclui-se que os níveis de provisão por imparidade nos padrões IFRS vigentes no período estudado são sensivelmente menores que os níveis segundo a atual prática exigida pelo Banco Central do Brasil. Quando comparado os níveis de provisão para perdas em operações de crédito de acordo com o IAS 39 e os impactos prospectivos da implementação do IFRS 9, constatou-se um maior nível de provisionamento projetado com o modelo requerido pelo IFRS 9.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons