Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DenilsonDeAraujoAlves_tcc.pdf357,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A caracterização das moedas digitais : uma pesquisa exploratória baseada em uma abordagem contábil-financeira
Autor(es): Alves, Denilson de Araújo
Orientador(es): Rodrigues Primo, Uverlan
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Moeda digital
Bitcoin
Criptomoeda
Data de apresentação: 23-Mai-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: ALVES, Denilson de Araújo. A caracterização das moedas digitais: uma pesquisa exploratória baseada em uma abordagem contábil-financeira. 2018. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os episódios da história econômica recente em que ativos se tornam grandes fenômenos ou que trazem grandes prejuízos aos aplicadores (provocados por bolhas especulativas, fraudes, alta volatilidade) são importantes para visualização do quão importante é a análise racional dos fundamentos teóricos de determinando instrumento financeiro. Este trabalho é uma contribuição para a análise do instrumento bitcoin como ativo financeiro. O objetivo geral deste artigo é analisar a caracterização das criptomoedas como ativo financeiro e propor uma solução para o seguinte problema. O bitcoin pode ser caracterizado como ativo financeiro? Foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Com relação ao conceito de ativo (controle da entidade, benefícios econômicos futuros e resultados de eventos passado) a criptomoeda atende integralmente apenas a parte relacionada a ser resultado de eventos passados. Outra questão que dificulta a utilização da criptomoeda como meio de pagamento é a necessidade de conversão para uma moeda de curso legal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons