Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrenoIcaroPetrus_tcc.pdf419,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A incerteza econômica e o retorna de ações : o impacto da incerteza na política econômica nacional nos retornos do índice Ibovespa
Autor(es): Petrus, Breno Ícaro
Orientador(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Assunto: Mercado acionário brasileiro
Ações (Finanças)
Risco (Economia)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: PETRUS, Breno Ícaro. A incerteza econômica e o retorna de ações: o impacto da incerteza na política econômica nacional nos retornos do índice Ibovespa. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os governos nacionais, por intermédio de suas políticas econômicas, alteram o ambiente de atuação das empresas. Desse modo, as informações relaionadas às escolhas do governo quanto as políticas econômicas, bem como a incerteza gerada no processo de escolha, podem influenciar o mercado acionário. A literatura internacional acerca da mensuração e dos feitos da incerteza políticas econômica foi impulsionada por técnicas de web-scrapping, na qual notícias de veículos de informação online, como páginas de jornais e revistas, são analisadas, como forma de mensuração do nível de incerteza econõmica, através da busca por palavras-chave que estejam associadas a movimentos da incerteza. Neste contexto, utilizando o proxy de incerteza para o Brasil, desenvolvida por Baker, Bloom, e Davis, avaliamos o impacto da incerteza na política econômica brasileira nos retornos do índice Ibovespa. Os resultados empíricos obtidos por regressão linear indicam que o índice de incerteza sobre a política econômica, juntamente com o risco país e a crise financeira mundial de 2008-2009 impactaram negativamente os retornos do mercado acionário brasileiro, conforme esperado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20601
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons