Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AugustoFernandoHexselNeto_tcc.pdf518,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bancos públicos e a gestão em tempos de crise : a sua utilização como ferramenta de suporte em movimento de recessão econômica
Autor(es): Hexsel Neto, Augusto Fernando
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Instituições financeiras governamentais
Mercado financeiro
Operações de crédito
Ciclos econômicos
Data de apresentação: 29-Mai-2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: HEXSEL NETO, Augusto Fernando. Bancos públicos e a gestão em tempos de crise: a sua utilização como ferramenta de suporte em movimento de recessão econômica. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os bancos públicos exercem um papel importante no Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas existem trabalhos que discutem a relevância de sua atuação num meio tão competitivo como mercado financeiro. Portanto, o presente trabalho buscou evidenciar a atuação das instituições financeiras públicas em momentos cujo o ciclo econômico demonstra uma retração geral da economia e verificar se a sua participação no mercado, através das decisões tomadas pelos gestores públicos, pode ser considerada uma ferramenta de suporte contracíclico da economia, agindo de tal maneira, que minimizem os impactos lesivos que as crises provocam nas populações mundiais. Para verificar essa atuação, foi utilizado o modelo de regressão linear múltipla, com os dados em painel no modelo de efeitos aleatório para uma amostra de 35 bancos nacionais de capital público e capital privado, cujas informações financeiras trimestrais abarcaram os anos de 2008 a 2016. Esse período foi escolhido devido a relação com a crise de subprimes dos Estados Unidos, que afetou os países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil. Os resultados estatísticos demostraram uma correlação positiva que evidenciara o aumento das operações de créditos pelas instituições públicas, em relação as instituições privadas, em momento de incerteza, assim como, foi constatado que os bancos públicos agiram de forma singular em relação aos bancos privados, no sentido de se exporem mais nas relações de liquidez, e, também, movimentando-se de forma a utilizar uma parcela maior do capital próprio, mas, por outro lado, houve o efeito danoso dessa exposição na qualidade dos empréstimos, aumentando o nível de provisão das operações, devido aos riscos assumidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons