Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcelMoreiraViriato.pdf772,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de desempenho no serviço público : o caso do Ministério do Turismo
Autor(es): Viriato, Marcel Moreira
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Pessoal - avaliação
Serviço público - avaliação de desempenho
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 10-Out-2011
Referência: VIRIATO, Marcel Moreira. Avaliação de desempenho no serviço público: o caso do Ministério do Turismo. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar, na percepção de avaliadores e avaliados, aspectos relacionados aos níveis organizacional, gerencial e individual no Ministério do Turismo que influenciam a efetividade das políticas de gestão de desempenho. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo censitário, no qual a taxa de resposta obtida foi de 68,27%, tendo assim, uma amostra de 99 participantes. Os resultados indicaram que a percepção de avaliados e avaliadores é diferente e que funcionários de carreira (concursados) tendem a discordar mais da atual política de gestão de desempenho enquanto os funcionários comissionados possuem uma tendência mais favorável com relação a esta política. A pesquisa indicou que quanto maior a escolaridade mais crítico o indivíduo fica em relação ao sistema de avaliação presente na organização pesquisada. Os principais problemas apontados pelos avaliados e avaliadores foram a falta de preparo dos gerentes, o mau aproveitamento do instrumento de avaliação de desempenho e o descaso da cúpula organizacional com o atual processo de gestão de desempenho. Foram encontradas limitações durante a fase de aplicação de questionários e a pesquisa contribui com recomendações para que a organização possa melhorar seu sistema de gestão de desempenho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons