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Título: Condições de acessibilidade às estações do corredor de Bus Rapid Transit (BRT) Sul do Distrito Federal
Outros títulos: Accessibility conditions along the sSuth Bus Rapid Transit (BRT) corridor in Distrito Federal
Autor(es): Baião, Juliana Lima
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Transporte público
Brasília (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: 21-Mar-2018
Data de publicação: 15-Ago-2018
Referência: BAIÃO, Juliana Lima. Condições de acessibilidade às estações do corredor de Bus Rapid Transit (BRT) Sul do Distrito Federal. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise acerca da acessibilidade às estações do corredor de transporte BRT Sul no Distrito Federal. A análise aborda como essa nova infraestrutura foi concebida e sobre como as diferentes regiões ao longo do eixo são atendidas por essa oferta disponível. O trabalho tem foco em como o ciclo de transportes e uso do solo se realimenta das modificações urbanas que ocorreram com essa inserção e sobre como a acessibilidade desempenha papel fundamental no desenvolvimento do ciclo, possibilitando atividades diferentes em regiões atendidas de modo diferente. Conclui-se que o aumento de acessibilidade não ocorreu de modo igualitário, estando algumas regiões em posições privilegiadas, no que concerne o atendimento pelas linhas de BRT. As sugestões de pesquisa foram deixadas de modo a incentivar que novos estudos possam compatibilizar a inserção de infraestruturas de transportes com a existência de uma acessibilidade adequada, atrelando o planejamento urbano à qualidade do serviço oferecido, promovendo o desenvolvimento regional.
Abstract: This paper presents an analysis about the accessibility to the stations of the transport corridor “BRT Expresso DF Sul” in Distrito Federal, Brazil. This analysis contemplates how the infrastructure was concepted and how the different regions are attended by this available transport facility. The paper focuses on how the transport feedback cycle feeds itself of the urban changes that occurred after the insertion and how the accessibility performs an important role on this cycle development, enabling different activities in regions with different accessibility levels. The conclusion is that the increase of accessibility levels did not occur with equity along the regions, some of them figuring in privileged positions, in what concerns the service of BRT bus lines. Research suggestions are left in a way to encourage new studies in order to facilitate the compatibilization between the implantation of transport infrastructures with a good accessibility level, attaching urban development to the quality of the service offered, promoting the regional development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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