Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MaisaFidelisFarrapo_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: PIBID Filosofia : universidade e escola juntas para a formação de professores
Autor(es): Farrapo, Maisa Fidelis
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Professores universitários
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Ago-2018
Referência: FARRAPO, Maisa Fidelis. PIBID Filosofia: universidade e escola juntas para a formação de professores. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho produz uma análise da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) à formação inicial de docentes em Filosofia. A análise é desenvolvida em três grandes partes. Ela se inicia com uma apresentação de aspectos gerais sobre a profissão docente como: gênero e docência, licenciatura no Brasil, tendências pedagógicas, condições de trabalho e formação continuada. Em segundo, analisa diferentes aspectos sobre o ensino de Filosofia como formação docente, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e o livro didático. Na terceira parte, analisa o PIBID a partir de considerações feitas sobre o programa por atores de três universidades, sendo duas públicas e uma privada. Por fim, faz uma análise do PIBID com aspectos levantados com bolsistas de iniciação à docência e supervisores que atuam no PIBID Filosofia – UnB.
Abstract: The present study produces an analysis of the contribution of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to the initial education of teachers in Philosophy. The analysis is developed in three major parts. It begins with an introduction to general aspects of the teaching profession, such as: gender and teaching, teaching degree in Brazil, pedagogical trends, working conditions and in-service teacher training. Secondly, it analyzes different aspects of Philosophy teaching, like teacher training, High School Nacional Curricular Parameters - PCNEM and textbook. In the third part, it analyzes the PIBID departing from considerations made about the program by actors from three Universities, two public and one private. Finally, it makes an analysis of the PIBID with aspects raised from teaching initiation scholarship holders and supervisors who work in the Philosophy PIBID – UnB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons