Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LayaneTelesseGomes_tcc.pdf597,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Além do realismo científico : experimentação e manipulação como critérios de demarcação do real
Autor(es): Gomes, Layane Telesse
Orientador(es): Portugal, Agnaldo Cuoco
Assunto: Empirismo
Realismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Ago-2018
Referência: GOMES, Layane Telesse. Além do realismo científico: experimentação e manipulação como critérios de demarcação do real. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia pretende tratar sobre o realismo científico, a partir dos argumentos do filósofo canadense Ian Hacking, presentes na obra Representar e Intervir - Tópicos Introdutórios de Filosofia da Ciência. Para melhor embasamento contextual histórico da discussão do tema, nos dois primeiros capítulos há uma abordagem introdutória de alguns dos principais problemas da filosofia da ciência natural que envolvem o debate do realismo científico no século XX. Elencados alguns destes problemas, no terceiro capítulo é exposta a tese central do trabalho, defendida por Ian Hacking que vai além do realismo científico e desenvolve uma filosofia dos experimentos científicos visando mostrar que estes possuem uma “vida própria” e são mais independentes das teorias científicas do que geralmente os filósofos da ciência imaginam que possam ser. Assim, o objetivo é mostrar os argumentos de Ian Hacking para a discussão do realismo científico, que supõem uma inovadora perspectiva de como devemos proceder para alcançar o objetivo de comprovar a realidade de entidades inobserváveis do mundo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons