Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CleideGalvaoDaSilva_tcc.pdf364,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intersubjetividade, ordem social e visão de mundo : a contribuição da filosofia escocesa do século XVIII
Autor(es): Silva, Cleide Galvão da
Orientador(es): Reis, Cláudio Araújo
Assunto: Filosofia política
Ordem social
Intersubjetividade
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 13-Ago-2018
Referência: SILVA, Cleide Galvão da. Intersubjetividade, ordem social e visão de mundo: a contribuição da filosofia escocesa do século XVIII. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica analisar um conjunto de ideias sistematizadas por um grupo de filósofos escoceses do século XVIII que se notabiliza por sua forma peculiar de abordagem metodológica, baseada na experimentação e observação. Dentre as contribuições mais influentes desse grupo consideramos o conceito de Ordem Social Espontânea como um processo resultante da ação, mas não da intenção deliberada humana. No campo metodológico, outra contribuição importante foi a consideração de fatores intersubjetivos nas decisões humanas, aspecto introduzido por Adam Smith em A Teoria dos Sentimentos Morais, como elemento complementar para explicar a emergência da Ordem Social Espontânea. A visão otimista dos filósofos escoceses sobre a então emergente sociedade capitalista teve enorme influência na ordem social, na economia e na filosofia política desde então. Essa visão, no entanto, teve seus críticos e em consequência trazemos a opinião contrastante de Jean Jacques Rousseau para o devido contraponto, nesse debate que, de certa forma, continua até os dias atuais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons