Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TaryaneCarvalhoPerne_tcc.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise fatorial em pesquisas de opinião na área da educação
Autor(es): Perné, Taryane Carvalho
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Análise fatorial
Correlação (Estatística)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Ago-2018
Referência: PERNÉ, Taryane Carvalho. Análise fatorial em pesquisas de opinião na área da educação. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste trabalho, estudou-se a análise fatorial exploratória com aplicações em pesquisas de opinião. Para integrar a revisão teórica e introduzir a utilização da técnica em pesquisas de opinião, decidiu-se fazer uma revisão sobre a teoria da medida, incluindo a definição de tipos de escala e das principais escalas utilizadas em pesquisas de opinião. Na aplicação da técnica o conjunto de dados utilizados referem-se ao ENADE de 2014, mais precisamente o questionário do estudante, com o intuito de captar a sua opinião sobre a IES1 e o curso. O questionário é composto por 67 questões sendo 42 de escala likert, que será detalhada a seguir. Um dos focos da análise foi a comparação da percepção captada pelo aluno por região geográfica e para verificar essas possíveis diferenças uma ANOVA foi aplicada aos scores fatoriais por regiões, exemplificando assim a utilidade da análise fatorial como base para outras análise estatísticas. Outra questão ligada ao escopo do trabalho é: quais as diferenças práticas entre os métodos de extração de fatores da análises fatorial? Para isso os metódos de componentes principais e o de máxima verossimilhança foram comparados. O software utilizado na análise foi o SPSS, além disso, ferramentas auxiliares do Pacote Office foram essenciais para a sua organização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons