Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MoniqueLohaneXavierSilva_tcc.pdf2,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos k-vizinhos aplicados à taxa de suicídio no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Monique Lohane Xavier
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Análise de séries temporais
Variáveis aleatórias
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: SILVA, Monique Lohane Xavier. Métodos k-vizinhos aplicados à taxa de suicídio no Distrito Federal. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os métodos de suavização de séries temporais permitem ajustar uma melhor curva capaz de representar as principais oscilações da "série bruta", sejam essas oscilações tendências ou sazonalidade. Este trabalho visa estudar cinco métodos de suavização de séries temporais: Médias móveis simples, Suavização exponencial simples, Suavização exponencial de Holt, K - vizinhos mais próximos (k-nearest neighbors) e K - últimos vizinhos (Last k neighbors). Para aplicabilidade destes métodos, serão utilizados dados de suicídios no Distrito Federal correspondente ao período de janeiro de 2005 à dezembro de 2014. As variáveis de interesse foram o número e a taxa de suicídio mensal do DF. O objetivo foi encontrar a melhor suavização da série e a predileção para os seis primeiros meses do ano de 2015.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons