Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20522
Título: Regressão logística multinível com Estimação de Equações Generalizadas (GEE) : uma aplicação em dados odontológicos
Autor(es): Silva, Ludmilla Lorrany Mattos
Orientador(es): Silva, Eduardo Freitas da
Assunto: Análise de regressão
Correlação (Estatística)
Equações generalizadas para estimativa
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: SILVA, Ludmilla Lorrany Mattos. Regressão logística multinível com Estimação de Equações Generalizadas (GEE): uma aplicação em dados odontológicos. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Quando várias medidas são observadas repetidamente em uma mesma unidade observacional, podemos ter o que se chama de estrutura multinível. Nesta configuração de dados, também conhecida como hierárquica, os indivíduos são independentes ente si, porém existe uma correlação intra-indivíduos. A estimação de equações generalizadas (Generalized Estimating Equations - GEE) é uma técnica capaz de estimar a matriz de correlação intra-indivíduos e assim, produz estimativas não enviesadas para os parâmetros dos modelos de regressão generalizados (Generalized Regression Models - GLM). Neste trabalho foi realizado um estudo com crianças diagnosticadas com a doença Hipomineralização Molar Incisivo. Foi investigada a associação entre a prevalência de dentes quebrados e a presença de opacidades de coloração escura no esmalte. A análise foi realizada utilizando um modelo logístico multinível com estimação de equações generalizadas. Os resultados obtidos revelam que no nível intra-divíduo, dentes de coloração escura são 7,74 vezes mais suscetíveis a sofrerem fratura, confirmando as expectativas dos especialistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LudmillaLorranyMattosSilva_tcc.pdf443,26 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons