Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MatheusRibeirodePaula.pdf342,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da ideologia gerencialista no discurso organizacional
Autor(es): Paula, Matheus Ribeiro de
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Discurso organizacional
Relações humanas
Comportamento organizacional
Gerentes
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 6-Out-2011
Referência: PAULA, Matheus Ribeiro de. A influência da ideologia gerencialista no discurso organizacional. 2011. 72 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como tema central o discurso organizacional e a influência da ideologia gerencialista em sua formação e interpretação, tomando como ponto de partida as relações assimétricas de poder dentro da organização. Em relação à ideologia gerencialista são analisados seus principais paradigmas e pressupostos, nas relações de poder são identificadas as ferramentas de manipulação da empresa, como a sedução e o fascínio, por fim, são identificados os discursos organizacionais mais recorrentes na empresa moderna, como o superexecutivo de sucesso, assim como o imaginário moderno estabelecido pela empresa e responsável por determinar seus valores e sua cultura. O método utilizado foi estruturado em uma pesquisa qualitativa de levantamento, instrumentalizado em uma entrevista estruturada. A técnica de análise dos dados obtidos foi análise de conteúdo baseada em categorias analíticas. A partir da análise das entrevistas coletadas, pôde-se concluir que a ideologia gerencialista influencia o discurso organizacional dos gerentes principalmente através dos valores e normas da empresa repassadas da direção pelo imaginário estabelecido. Assim o discurso dos gerentes reflete os objetivos organizacionais baseados em fatores quantitativos de resultados, ignorando, de certa forma, o impacto no fator humano causado pela busca do desempenho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons