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Título: Capacidade de tráfego ferroviário : uma comparação entre resultados obtidos por diferentes metodologias
Autor(es): Victorino, Thiago de Oliveira
Orientador(es): Shimoishi, José Matsuo
Coorientador(es): Matos, Gilson Gonçalves de
Assunto: Transporte ferroviário
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: VICTORINO, Thiago de Oliveira. Capacidade de tráfego ferroviário: uma comparação entre resultados obtidos por diferentes metodologias. 2017. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A entrada de novos projetos como a Ferrovia Norte Sul e a Ferrogrão, além da publicação da Lei nº 13.448, que trata da prorrogação e relicitação dos contratos ferroviários marca a volta do setor ferroviário aos holofotes do interesse público, evidenciando a necessidade que o setor possui de investigações sobre a atual condição das malhas ferroviárias. Ainda, a partir do novo marco regulatório de 2011, o estudo de capacidade ganhou destaque no cenário nacional, uma vez que a capacidade de tráfego excedente/não utilizada em uma malha ferroviária passa a ser ofertada ao mercado. Dessa forma, o estudo sobre a capacidade de tráfego torna-se essencial para a malha ferroviária brasileira, sobretudo nos denominados gargalos de operação. No entanto, identificar a capacidade de tráfego de uma linha ferroviária e sua consequente ocupação percentual é um grande desafio, principalmente pela quantidade de parâmetros e elementos levados em consideração durante todo o processo de cálculo. Diante desse contexto, a presente monografia realizou uma avaliação comparativa entre os resultados obtidos a partir das diferentes metodologias de cálculo de capacidade de transporte ferroviário da literatura internacional com os valores de capacidade obtidos através da metodologia adotada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, com vistas a verificar se os resultados obtidos pela Agência estão aderentes à literatura técnica do setor, bem como a eventual necessidade de ajustes na metodologia ora adotada. Fez-se, assim, em primeiro momento, um levantamento dos principais métodos de medição de capacidade de tráfego ferroviário a partir de uma revisão bibliográfica. Com as metodologias enumeradas e as hipóteses a serem adotadas para a aplicação de cada uma delas definidas, calculou-se a capacidade de tráfego ferroviário, a partir das seis diferentes metodologias listadas nesta monografia, em três corredores logísticos utilizados para o escoamento da produção brasileira. Por fim, fez-se uma avaliação estatística dos resultados encontrados.
Abstract: The surfacing of new railroad projects, such as Ferrovia Norte Sul and Ferrogrão and the publication of the law number 13.448, that deals with anticipated extension and bidding of railway concession contracts marks the return of railways to the government programs’ spotlight, as it becomes clear the need of investigation of today’s railroad condition. Furthermore, the 2011 regulatory framework gave the railway industry and the study of railway capacity a new importance as the surplus/unused capacity by the companies will be proffered in the open market. So, the study of railway capacity, specially the line bottlenecks becomes essential. Yet, identifying the railway capacity of a given line and its percentage occupation in order to find the operational bottlenecks is a defying task as the number of parameters and elements taken into account are countless through the hole calculation process. Thus, this study carried out a comparative evaluation between the results given by different railway capacity calculation methodologies taken from the international literature with the obtained capacity and occupation values through the adopted methodology by the National Agency of Land Transport - ANTT in order to verify if the indicated values by the Agency connect, somehow, with those given by the international literature as well as verify the need of changes and adjustments in Agency’s methodology. Firstly, it was made a research in order to find the main railway capacity calculation methodologies through referential bibliography. With the methodologies chosen and the calculation hypotheses to every methodology established, it was possible to calculate the railway capacity and its percentage occupation in three different logistic corridors of major importance. At last, it was made a statistical evaluation of the obtained results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



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