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2017_LeonardoSouzaMedeiros_ViniciusSantosVaz_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFonseca, Adelaida Pallavicini-
dc.contributor.authorMedeiros, Leonardo Souza-
dc.contributor.authorVaz, Vinícius Santos-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Leonardo Souza; VAZ, Vinícius Santos. Avaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos: estudo de caso no Distrito Federal. 2017. 91 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO mercado de reaproveitamento de peças, importante ator da logística reversa da cadeia de produção dos automóveis, tem se adaptado para cumprir as legislações que atentam a realidade crescente em todo o mundo que é a busca por práticas ambientalmente sustentáveis. No Distrito Federal, esse mercado já está estabelecido há alguns anos, porém, o mesmo encontra-se ainda em estágio precário se comparado a modelos internacionais. Contudo, a partir da elaboração da Resolução CONTRAN 611, de 2016, que estabelece novas exigências aos centros de reaproveitamento, os empreendimentos existentes devem se ajustar a novas práticas de atuação. O presente trabalho tem por objetivo determinar se é viável a implantação de um modelo adaptado do centro de reaproveitamento no Distrito Federal, que atenda a todas as modernas exigências legais. O modelo de centro usado para tanto foi o proposto por Coelho (2017), e a viabilidade foi determinada pelos métodos de avaliação financeira, sendo escolhidos para tanto o da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Valor Presente Líquido (VPL). No processo de determinação dos métodos financeiros, foram levantados os custos que envolvem a instalação e manutenção de um centro de desmontagem, sendo esse levantamento feito por pesquisa de preço em sites de e-commerce, onde o preço de cada item foi obtido pela mediana dos preços pesquisados. Além disso, os valores dos veículos sinistrados que foram levados em conta para o cálculo do lucro do centro, foram levantados em sites de leilão de automóveis. Também foram realizadas pesquisas de campo para coletar informações de como é o funcionamento desses centros. O modelo de negócio adotado tem por base a cobrança de um percentual sobre o valor do veículo que entra para a realização do serviço de sua desmontagem. Os resultados obtidos foram que a TIR é maior que a TMA estabelecida e o VPL foi maior que zero. Consequentemente, concluiu-se que a adaptação do modelo de centro de desmontagem é viável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - peçaspt_BR
dc.subject.keywordReaproveitamento de peças de carrospt_BR
dc.titleAvaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos : estudo de caso no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-03T12:49:05Z-
dc.date.available2018-08-03T12:49:05Z-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20477-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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