Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FelipeParreiraDeFariaBorges_tcc.pdf31,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de ilhas de calor urbanas por geoprocessamento no Distrito Federal
Autor(es): Borges, Felipe Parreira de Faria
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Assunto: Ilhas de calor urbanas
Altas temperaturas
Calor - radiação e absorção
Geoprocessamento
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 2-Ago-2018
Referência: BORGES, Felipe Parreira de Faria. Análise de ilhas de calor urbanas por geoprocessamento no Distrito Federal. 2017. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente monografia apresentada para a disciplina de Projeto Final 2 no curso de Engenharia Civil trata da análise das ilhas de calor urbanas na região do Distrito Federal por meio do processamento digital de imagens obtidas por satélite. São apresentados os conceitos científicos básicos que regem o comportamento da energia eletromagnética emitida pelo Sol e pelos corpos terrestres, bem como conceitos sobre as técnicas de sensoriamento remoto necessárias para a obtenção de imagens de satélite. Os conceitos são apresentados como forma de motivar a pesquisa científica, além de justificar a relevância do tema para a Engenharia Civil. Discute-se ainda a causa das ilhas de calor, derivadas da ocupação do solo tipicamente urbana. A metodologia proposta para a análise é exposta, discorrendo-se ainda sobre os satélites existentes no mercado e suas características, bem como sobre o software de geoprocessamento a ser utilizado, que é o SPRING R (Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas). Estudaram-se três regiões administrativas do DF: Asa Sul, Taguatinga e Noroeste. As duas primeiras foram comparadas em seu comportamento térmico contrastante, a última foi avaliada em seu índice de vegetação e temperatura ao longo de uma evolução histórica, já que é de urbanização recente. Fizeram-se visitas de campo para se observar a tipologia urbana e confirmar as causas do fenômeno para as três regiões (regiões densamente ocupadas e com pouca vegetação produzindo temperaturas maiores). Por fim, traçaram-se perfis térmicos sobre o DF englobando as regiões acima mencionadas, observando-se, em alguns casos, comportamento tipicamente insular, porém não se constatou relação entre o relevo e a a distribuição de temperaturas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons