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Título: Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
Autor(es): Costa, Ana Borges
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Acidentes de trânsito
Segurança viária
Estradas rurais
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 1-Ago-2018
Referência: COSTA, Ana Borges. Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural. 2017. 196 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A acidentalidade no trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil, cerca de 20% das mortes no trânsito ocorrem nas rodovias federais brasileiras. Com a expansão urbana, algumas rodovias rurais, antes afastadas dos centros urbanos, passam a fazer parte da malha viária dos municípios, por consequência, o incremento do volume de tráfego e os conflitos entre os movimentos urbanos e rodoviários aumentam a insegurança no trânsito nesses locais. O presente trabalho realizou uma análise comparativa da acidentalidade de trechos homogêneos, sob os aspectos de tipologia da via e de volume de tráfego, nos ambientes rural e urbano para cada região brasileira, com base no banco de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF, 2016), com enfoque no tipo de acidente e causa principal. Por fim de comprovou-se a diferença na tipologia dos acidentes, o que gera a necessidade de tratamento diferenciado das travessias urbanas em relação às rodovias rurais e às vias urbanas, algo que a norma de referência em segurança viária no Brasil – Manual De Projeto e Práticas Operacionais Para Segurança nas Rodovias Publicação IPR no 741/2010 – não traz.
Abstract: Road Accidents are one of the main causes of death in Brazil: it represents about 20% of traffic deaths that occur on Brazilian federal highways. Some rural roads previously isolated from urban centers become part of the municipalities road network because of the urban sprawl. Therefore, traffic volume and conflicts between urban and highway movements grow higher and cause traffic insecurity in these places. The present work proposes a comparative analysis of the accidentality of homogeneous segments, under the aspects of road type and traffic volume, in the rural and urban environments for each one of Brazil’s regions, based on the Federal Highway Police Accident Database (PRF, 2016), focusing on the accident’s type and main cause. At the end, this study proved the differences on accident type, which leads to the need of proper treatment in urban crossings than in rural roads and urban roads, since Brazil’s reference regulation in road safety does not provide it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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