Título: | Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural |
Autor(es): | Costa, Ana Borges |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Acidentes de trânsito Segurança viária Estradas rurais |
Data de apresentação: | 24-Nov-2017 |
Data de publicação: | 1-Ago-2018 |
Referência: | COSTA, Ana Borges. Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural. 2017. 196 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A acidentalidade no trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil, cerca de
20% das mortes no trânsito ocorrem nas rodovias federais brasileiras. Com a expansão urbana,
algumas rodovias rurais, antes afastadas dos centros urbanos, passam a fazer parte da malha
viária dos municípios, por consequência, o incremento do volume de tráfego e os conflitos entre
os movimentos urbanos e rodoviários aumentam a insegurança no trânsito nesses locais. O
presente trabalho realizou uma análise comparativa da acidentalidade de trechos homogêneos,
sob os aspectos de tipologia da via e de volume de tráfego, nos ambientes rural e urbano para
cada região brasileira, com base no banco de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal
(PRF, 2016), com enfoque no tipo de acidente e causa principal. Por fim de comprovou-se a
diferença na tipologia dos acidentes, o que gera a necessidade de tratamento diferenciado das
travessias urbanas em relação às rodovias rurais e às vias urbanas, algo que a norma de
referência em segurança viária no Brasil – Manual De Projeto e Práticas Operacionais Para
Segurança nas Rodovias Publicação IPR no 741/2010 – não traz. |
Abstract: | Road Accidents are one of the main causes of death in Brazil: it represents about 20%
of traffic deaths that occur on Brazilian federal highways. Some rural roads previously isolated
from urban centers become part of the municipalities road network because of the urban sprawl.
Therefore, traffic volume and conflicts between urban and highway movements grow higher
and cause traffic insecurity in these places. The present work proposes a comparative analysis
of the accidentality of homogeneous segments, under the aspects of road type and traffic
volume, in the rural and urban environments for each one of Brazil’s regions, based on the
Federal Highway Police Accident Database (PRF, 2016), focusing on the accident’s type and
main cause. At the end, this study proved the differences on accident type, which leads to the
need of proper treatment in urban crossings than in rural roads and urban roads, since Brazil’s
reference regulation in road safety does not provide it. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|