Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MikaellRodriguesDaSilva_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos associados às dificuldades no exercício da função docente apresentados por formandos e recém-egressos em educação física da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília/UnB
Autor(es): Silva, Mikaell Rodrigues da
Orientador(es): Brito, Marcelo de
Assunto: Professores de educação física
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: SILVA, Mikaell Rodrigues da. Aspectos associados às dificuldades no exercício da função docente apresentados por formandos e recém-egressos em educação física da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília/UnB. 2016. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como foco as razões subjacentes aos problemas do início da atividade docente na escola por finalistas e egressos recentes do curso de Educação Física na Universidade de Brasília. O tema surgiu em decorrência de observações realizadas durante a minha formação, bem como, de experiências vividas por mim e por colegas de graduação durante os estágios curriculares e matérias obrigatórias já realizadas. O problema que desencadeou este estudo sedimenta-se na percepção de que a insegurança para a ação docente pode ser um fenômeno frequente durante e após o processo formativo que pode estar relacionada com problemas de ordem curricular. O objetivo deste estudo, neste sentido, é verificar se a formação em licenciatura presencial em Educação Física (EDF) na Universidade de Brasília (UnB) está deixando lacunas de ordem curricular que geram insegurança na mediação docente dificultando a consolidação de um estado de prontidão para o exercício da profissão. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo com característica exploratório realizado junto indivíduos que estudam ou estudaram na Faculdade de Educação Física/UnB (FEF/UnB). A amostra foi composta por acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade de Brasília que estão cursando o último semestre de sua formação e egressos do curso que tenham concluído a graduação no semestre anterior ao semestre da realização pesquisa. Procurou-se identificar questões relacionadas à formação do licenciado em EDF, seus potenciais e limitações e as dificuldades do início da docência, juntamente com aspectos que possam estar relacionados à motivação da escolha do curso, permanência e expectativas futuras. Concluiu-se que a ordem curricular do curso de licenciatura em EDF não se apresenta relevante como causa do problema da falta de prontidão para o exercício da docência.
Abstract: The present study focuses on the reasons underlying the problems of the beginning of the teaching activity in the school by finalists and recent graduates of the Physical Education course at the University of Brasília. The theme arose as a result of observations made during my training, as well as the experiences of myself and my undergraduate colleagues during the curricular stages and compulsory subjects already completed. The problem that triggered this study is sedentary in the perception that the insecurity for the teaching action can be a frequent phenomenon during and after the formative process that can be related to problems of curricular order. The purpose of this study, in this sense, is to verify if the undergraduate training in Physical Education (EDF) at the University of Brasília (UnB) is leaving curricular gaps that generate insecurity in teacher mediation making it difficult to consolidate a state of readiness for The exercise of the profession. This is a qualitative study with an exploratory characteristic carried out with individuals who study or study at the Faculty of Physical Education / UnB. The sample was composed of undergraduate students in the undergraduate degree in physical education at the University of Brasília who are attending the last semester of their training and graduates of the course who have completed graduation in the semester prior to the semester of the research. We sought to identify issues related to EDF's training, its potential and limitations and the difficulties of beginning the teaching, along with aspects that may be related to the motivation of the course choice, permanence and future expectations. It was concluded that the curricular order of the degree course in EDF is not relevant as causation of the problem lack of readiness to practice teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons