Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GeovaniDosSantosFerreira_tcc.pdf587,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação professor-aluno, os desafios necessários para a Educação Física do 1° ao 5° ano
Autor(es): Ferreira, Geovani dos Santos
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Professores e alunos
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: FERREIRA, Geovani dos Santos. Relação professor-aluno, os desafios necessários para a Educação Física do 1° ao 5° ano. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo principal verificar como as relações entre professor e aluno podem influenciar as crianças do primeiro ao quinto ano. Diante desta analise foi possível listar pontos importantes que moldam essa relação, e analisando fatores históricos entender porque a boa e correta relação entre professor e aluno é importante para o crescimento da criança, tanto humano, social, afetivo e cognitivo, entendendo o motivo de muitos alunos encontrarem dificuldade em sua primeira formação, e os desafios que os professores devem enfrentar diariamente para bem direcionar essa relação tão importante para o crescimento educacional de seu aluno. Fundamentaram-se os estudos em bibliografias consagradas de autores como: Paulo Freire, José Carlos Libâneo e Lev Vygotsky, buscando o melhor entendimento da literatura em questão para a execução dessa pesquisa. Adiciono também a experiência no PIBID, com relatos e analises da vivência prática enquanto discente. Os resultados mostraram que uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para o desenvolvimento do aluno, pautada sempre por fatores como respeito e dignidade da pessoa humana, e evidenciando que quanto melhor for à relação, mais o aprendizado será facilitado. Fatores como afeto, carinho, diálogo, justiça não devem ser desprezados. A correta utilização das ferramentas educacionais pelo professor será de suma importância para o bom desenvolvimento educacional do aluno, aliado com os fatores de respeito e diálogo, apresentamos a chave do sucesso para uma boa aprendizagem do aluno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons