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https://bdm.unb.br/handle/10483/20397
Título: | Diferenciação curricular : aplicações práticas da experiência de aprendizagem mediada na iniciação esportiva |
Autor(es): | Jácome, Gavin |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Educação inclusiva Educação física Aprendizagem mediada |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 25-Jul-2018 |
Referência: | JÁCOME, Gavin. Diferenciação curricular: aplicações práticas da experiência de aprendizagem mediada na iniciação esportiva. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A proposta da educação inclusiva requer uma transformação do modelo da escola
atual. O conceito de diferenciação curricular marca o compromisso com a
adequação das experiências de aprendizagem de maneira para que todos os
estudantes tenham acesso a estímulos relevantes para o seu desenvolvimento e a
sua formação humana. A teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM),
proposta por R. Feuerstein, descreve as característica do Ciclo de Mediação e os
Recursos Auxiliares que possibilitam ao professor fazer uma reflexão crítica sobre a
sua ação educativa. Com base nesses conceitos, realizamos uma pesquisa
educacional, de caráter qualitativo, nas aulas de Educação Física de uma escola
Rural de São Sebastião-DF. Ao longo da ação educativa, uma situação despertou o
interesse do pesquisador: a dificuldade de compreensão dos estudantes de
comandos complexos em uma atividade de iniciação esportiva, para uma turma de
26 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam a
interrupção do Ciclo de Mediação na fase de interpretação, pois, os estudantes não
conseguem entender as explicações do professor. Foram discutidas vários aspectos
que interferem na capacidade de compreensão dos estudantes, como também,
adequações educacionais que contribuem para enfrentar essas situações. Concluise
que o uso da EAM pode auxiliar o professor a refletir sobre a sua ação educativa,
promover adequações educacionais e buscar novos conhecimentos que enriqueçam
a qualidade do ensino da Educação Física escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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