Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FelipeFerreiraDeSousa_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da capoeira na antecipação perceptiva em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Felipe Ferreira de
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Capoeira
Esportes para crianças
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: SOUSA, Felipe Ferreira de. A influência da capoeira na antecipação perceptiva em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança cultura popular, música e brincadeira. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos. A capacidade de antecipação-coincidência é usada em situações que envolvem antecipação temporal e sincronização de atos motores com o meio ambiente externo (Teixeira, et al., 1992). Para Costa (2009) a antecipação perceptiva ou coincidência pode ser definida como a capacidade de prever a chegada de um objeto em movimento a certo ponto no espaço, e, em consequência, efetuar um movimento de resposta coordenado com a chegada desse objeto. O presente estudo analisou os efeitos da prática da capoeira nas aulas de educação física no desenvolvimento da capacidade de antecipação perceptiva nos alunos de anos iniciais. A antecipação perceptiva foi analisada em duas condições experimentais: (1) Realizando um chute lateral parado; e (2) Realizando o mesmo chute durante uma ginga. Foi utilizado o equipamento Bassin Antecipation Timer e através das variáveis de erro (erro constante, erro variável, e erro absoluto) foi possível identificar os efeitos da prática da capoeira. Os resultados mostraram uma melhora na capacidade de antecipação da resposta em relação ao estímulo da ginga da capoeira e a capacidade de antecipação, porém é preciso mais estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons