Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20395
Título: | Educação fisica e desenvolvimento da criança na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Cayo Yang de Oliveira e |
Orientador(es): | Dullius, Jane |
Assunto: | Crianças - desenvolvimento Educação de crianças Brincadeiras |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 24-Jul-2018 |
Referência: | SILVA, Cayo Yang de Oliveira e. Educação fisica e desenvolvimento da criança na educação infantil. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O período da infância é de extrema importância para o ser humano, pois é a fase do descobrimento do “novo”, descobertas que serão levadas para a vida adulta. Essa fase vem perdendo sua essência, pois as crianças se tornam adultas cada vez mais cedo, se assemelhado com o conceito de infância da idade média, tempo o qual a criança não possuía identidade infantil. As brincadeiras e interações infantis vêm sendo trocadas por mídias e relações virtuais fazendo com que o desenvolvimento infantil ganhe outros caminhos. Por muitas vezes apenas nas escolas as crianças podem interagir entre si e brincar, o que torna da escola um ambiente determinante para o desenvolvimento infantil, tendo em vista que é por meio do seu corpo que a criança se expressa utilizando brincadeiras, jogos, danças e lutas por exemplo. O professor de educação física é especialista em trabalhar com o corpo humano, mas por que sua presença não é obrigatória na educação infantil? A educação física é necessária para o desenvolvimento infantil? O objetivo do presente estudo fora analisar os estudos de cunho acadêmicos elaborados durante os anos de 1995 a 2015 correlatos ao tema: “educação física e desenvolvimento da criança na educação infantil”. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica e o artigo teve caráter qualitativo em sua predominância. Conclui-se que a educação física é necessária para o desenvolvimento infantil, assim como a preparação dos profissionais da área para atuarem nas escolas para alcançarem o desenvolvimento global das crianças e não apenas o motor. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons