Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VeronicaDosSantosClaudioBispo_tcc.pdf783,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do tempo de armazenamento e do tipo de embalagem em características pós-colheita do taro (Colocasia esculenta (L.) Schott)
Autor(es): Bispo, Verônica dos Santos Claudio
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Hortaliças - conservação
Inhame
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 24-Jul-2018
Referência: BISPO, Verônica dos Santos Claudio. Impacto do tempo de armazenamento e do tipo de embalagem em características pós-colheita do taro (Colocasia esculenta (L.) Schott). 2017. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar as características pós-colheita do taro orgânico em dois tipos de embalagens e os seus efeitos ao longo do tempo. O experimento foi conduzido entre setembro e novembro do ano de 2017. O delineamento experimental utilizado foi fatorial 2x5, com 3 repetições. Foram dois tipos de embalagens: plástico e papel e, cinco períodos de armazenamento: 0, 15, 30, 45 e 60 dias após a colheita. As variáveis avaliadas foram: acidez titulável, pH, perda de massa, umidade, tonalidade, croma e diferença de cor. Houve diferença estatística para a acidez titulável e perda de massa entre as embalagens. A acidez titulável na embalagem plástica foi de 11,09 meq NaOH 100g-1 enquanto que na de papel foi de 14,06 meq NaOH 100g-1. A perda de massa foi de 2,07% na de plástico e 9,16% na de papel. A embalagem de papel foi a que apresentou melhores resultados na conservação das características dos rizomas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons