Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ViniciusdeCastroDomingues.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a inserção dos agricultores familiares no mercado de alimentos : um estudo de caso na região rural do Paranoá-DF
Autor(es): Domingues, Vinícius de Castro
Orientador(es): Perafán, Mireya Eugenia Valencia
Assunto: Agricultura familiar
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Data de apresentação: Mai-2015
Data de publicação: 24-Jul-2018
Referência: DOMINGUES, Vinícius de Castro. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a inserção dos agricultores familiares no mercado de alimentos: um estudo de caso na região rural do Paranoá-DF. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a contribuição do Programa de Aquisição de Alimentos para a inserção dos agricultores familiares ao mercado de alimentos. A agricultura familiar produz os principais alimentos que compõe a alimentação dos brasileiros. O PAA atinge no DF mais de 65 mil pessoas, entre os agricultores familiares e as unidades beneficiárias. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas a 5 produtores rurais do Paranoá-DF e 2 gestores responsáveis pela execução do programa, além de análise em documentos e relatórios sobre o PAA no DF. Verificou-se que o Programa de Aquisição de Alimentos serve como uma escola para o produtor conseguir vender os seus alimentos a um mercado mais competitivo, mas ainda alguns agricultores possuem dificuldades de conseguir adentrar em outros mercados por diversos motivos. Apesar de muitos agricultores saberem que o programa tem como objetivo ser um mercado alternativo para que o produtor comercialize o excedente de sua produção, muitos são dependentes desse mercado, mas são conscientes que precisam buscar outro. A saída para esses agricultores se inserirem em outros mercados seria por meio de maior organização e interesse, além de apoio da associação na qual estão inseridos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons