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dc.contributor.advisorNogueira, Solange da Costa-
dc.contributor.authorLemos, Theise Nóbrega-
dc.identifier.citationLEMOS, Theise Nóbrega. Conhecendo o mercado de quinoa na cidade Brasília a partir dos distribuidores de alimentos e restaurantes vegetarianos e veganos do Plano Piloto. 2017. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA cidade de Brasília, onde funciona o centro administrativo do Brasil, caracteriza-se por concentrar uma população de poder aquisitivo elevado, sendo comum estilos de vida que valorizam uma alimentação natural ou saudável. Ao mesmo tempo os hábitos típicos da vida urbana, requerem cada vez mais serviços ou alimentação fora do lar em restaurantes veganos e vegetarianos, fortalecendo o mercado de grãos, cereais e demais alimentos vegetais de alto valor protéico, como a quinoa. Conhecida mundialmente como um alimento de grande valor nutritivo, a quinoa é uma planta originária de países da América Andina, com facilidade de adaptação em solos pobres e condições climáticas adversas, já tendo sido adaptada às condições brasileiras, principalmente ao cerrado. A quinoa pode ser encontrada em diversos estabelecimentos de Brasília, havendo um ambiente de agentes, produtos e transações econômicas que precisam ser evidenciadas para que se identifiquem oportunidades para entrada de produtores brasileiros no mercado local. Entretanto, no que diz respeito ao mercado, há falta de informações básicas tanto para pesquisadores, quanto para empresas e produtores rurais que permitam avaliar oportunidades, barreiras à entrada ou a viabilidade de atuação na atividade. A presente investigação consiste em um estudo exploratório sobre a comercialização de quinoa em Brasília, nas regiões da Asa Norte e Asa Sul no Plano Piloto. Visou-se caracterizar e compreender o funcionamento da comercialização de quinoa nesta região a partir da análise das transações econômicas dos restaurantes vegetarianos e veganos com seus fornecedores provendo informações úteis a agentes que pretendam ingressar na produção e mercado de quinoa. Foram encontrados quatro agentes que compõem o mercado a partir do canal de comércio de quinoa com restaurantes veganos e vegetarianos, são eles: atacado distribuidor importador, atacado distribuidor regional/ local, comércio varejista (restaurantes) e consumidor final. A maioria da quinoa vendida para restaurantes veganos e vegetarianos é importada de países da América Andina, é quase inexistente a participação da produção de quinoa brasileira no mercado do Plano Piloto. Por fim, a quinoa ainda é pouco conhecida em sua diversidade de preparo não sendo aproveitado em todo o seu potencial, provavelmente pelo preço e por falta de marketing. Tal constatação favorece a quinoa Brasileira, se for oferecida conforme os padrões internacionais.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuinoapt_BR
dc.subject.keywordAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleConhecendo o mercado de quinoa na cidade Brasília a partir dos distribuidores de alimentos e restaurantes vegetarianos e veganos do Plano Pilotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-10T16:06:01Z-
dc.date.available2018-07-10T16:06:01Z-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20386-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The city of Brasilia, where the administrative center of Brazil operates, is characterized by a population with high purchasing power, and common lifestyles that value a healthy or natural diet. At the same time, the habits typical of urban life require more and more services or food outside the home in vegan and vegetarian restaurants, strengthening the market for grains, cereals and other plant foods of high protein value, such as quinoa. Known worldwide as a food of great nutritional value, quinoa is a plant native to Andean America, with ease of adaptation in poor soils and adverse climatic conditions, having already been adapted to Brazilian conditions, mainly the cerrado. Quinoa can be found in several establishments in Brasilia, with an environment of agents, products and economic transactions that need to be evidenced in order to identify opportunities for Brazilian producers to enter the local market. However, as far as the market is concerned, there is a lack of basic information for both researchers and rural companies and producers that allow them to assess opportunities, barriers to entry or viability of activity. The present investigation consists of an exploratory study on the commercialization of quinoa in Brasilia, in the regions of North Wing and South Wing in the Pilot Plan. The aim of this study was to characterize and understand the commercialization of quinoa in this region by analyzing the economic transactions of vegetarian and vegan restaurants with their suppliers, providing useful information to agents wishing to enter the quinoa production and market. There were four agents that make up the market from the quinoa trade channel with vegan and vegetarian restaurants. They are: wholesale distributor importer, regional / local distributor wholesale, retail trade (restaurants) and end consumer. Most of the quinoa sold to vegan and vegetarian restaurants is imported from the Andean countries, the participation of Brazilian quinoa production in the market of the Pilot Plan is almost non existent. Finally, quinoa is still little known in its diversity of preparation and is not being harnessed to its full potential, probably because of price and lack of marketing. This finding favors the Brazilian quinoa, if offered according to international standards.pt_BR
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