Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20385
Título: Influência do fósforo sobre características agronômicas em cana-de-açúcar
Autor(es): Pereira, Samuth Duarte Alves
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Cana-de-açúcar
Plantas - efeito do fósforo
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 10-Jul-2018
Referência: PEREIRA, Samuth Duarte Alves. Influência do fósforo sobre características agronômicas em cana-de-açúcar. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A cana-de-açúcar é matéria-prima de biocombustível com maior eficiência sendo utilizada no mercado. As informações sobre fósforo aplicado em cobertura e a resposta da cana-de-açúcar são importantes para ampliar o conhecimento da produção em ambiente de Cerrado. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da influência do fósforo sobre características agronômicas em cana-de-açúcar, cultivar RB 86-7515, usando diferentes doses de P2O5 em cada tratamento. A área experimental de cana-de-açúcar foi plantada no dia 20 de janeiro e o trabalho foi conduzido em condições de campo na Fazenda Água Limpa (FAL-UnB) no período de março a novembro de 2017. Foram avaliados 3 tratamentos com diferentes doses de P2O5 com 8 repetições: T1) testemunha, sem aplicação de P2O5 (apenas com o fósforo na adubação de plantio); T2) aplicação de dose de 150 kg de P2O5 por hectare; T3) aplicação de dose de 300 kg de P2O5 por hectare. As características avaliadas em campo foram número de perfilhos/m, comprimento do colmo, diâmetros da base dos colmos e grau Brix. Para a análise estatística, utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Pela interpretação dos resultados pode-se concluir que os tratamentos com diferentes doses de fósforo não apresentaram diferenças nas características biométricas para o número de perfilhos, comprimento do colmo, diâmetro da base e oBrix. Independente do modo de aplicação e das doses em cobertura, em função das condições climáticas, os resultados foram semelhantes. Todas as características avaliadas ficaram dentro dos padrões recomendados para a cana ano-e-meio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SamuthDuarteAlvesPereira_tcc.pdf327,92 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons