Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroRangelSilveira_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento da infestação do moleque-da-bananeira em variedades de banana submetidas a diferentes doses de adubação e água, FAL/UnB, Brasília-DF
Autor(es): Silveira, Pedro Rangel
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Água na agricultura
Adubos e fertilizantes
Banana - doenças e pragas
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 10-Jul-2018
Referência: SILVEIRA, Pedro Rangel. Levantamento da infestação do moleque-da-bananeira em variedades de banana submetidas a diferentes doses de adubação e água, FAL/UnB, Brasília-DF. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A banana (Musa spp.), uma das frutas frescas mais consumida mundialmente está presente em praticamente toda e extensão global. Juntamente com a bananeira está o inseto denominado Cosmopolites Sordidus, popularmente conhecido como moleque da bananeira, um coleóptero também de abrangência mundial. Este inseto de aproximadamente 2 cm é uma das principais pragas dos bananais, causando grandes estragos nas plantas e consequente queda na produtividade. Este trabalho avaliou a frequência de infestação de C. Sordidus em um pomar de bananas e a frequência deste inseto nos diferentes tratamentos experimentais do bananal instalado na Fazenda Água Limpa – UnB em Brasília-DF. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com quatro repetições, em arranjo fatorial, formadas por cinco doses de água, 6 materiais genéticos e por cinco doses de adubos , totalizando 150 tratamentos e 600 parcelas. A frequência de insetos praga foi registrada pela contagem dos insetos presentes em isca tipo queijo instalada em 2 covas por parcelas, apresentando resultados variando a incidência de 333 a 2500 brocas/hectare.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons