Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RomarioPaulaRocha_tcc.pdf414,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil : Escola Balão Mágico em Uruana de Minas-MG
Autor(es): Rocha, Romário Paula
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Sedentarismo
Obesidade em crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Jul-2018
Referência: ROCHA, Romário Paula. Análise da atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil: Escola Balão Mágico em Uruana de Minas-MG. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017.
Resumo: Esse trabalho busca compreender por meio de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo com os pais de alunos da escola Municipal Infantil Balão Mágico situada na Cidade de Uruana de Minas MG, de que forma eles atentam para o tema em questão, atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil. Tendo como objetivos destacar a importância da família no processo de construção de hábitos saudáveis das crianças, a nível psicológico e motor, verificar ate que ponto a família pode intervir e modificar o contexto, diminuindo a sobrecarga exercida sobre a escola no controle da situação. Foi observado ainda que os pais conheçam e consomem alimentos nocivos, o que pode estar refletindo nos filhos em termos de má qualidade de vida, falta de atividade física relacionada ao sedentarismo e às facilidades da vida moderna também contribuem no processo desse grupo, refletir sobre os desafios encontrados e identificar os motivos porque eles se apresentam se faz necessário para buscar novas alternativas no combate ao sedentarismo. CONCLUSÃO: Após esse estudo verificamos que a praticidade para os pais se traduz em problemas de saúde para os filhos, muitos não incentivam a prática atividade física e ingestão de alimentos saudáveis como frutas e verduras regularmente, as ações de educação nutricional e alimentar devem ser permanentes. A mudança de hábitos, muitas vezes já enraizados, requer diálogo, reflexão e vigilância constantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20376
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons