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Título: A exclusão das meninas nas atividades intergênero na educação física mista na cidade de Guarabira-PB
Autor(es): Oliveira, Maria das Dores Batista de
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 13-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jul-2018
Referência: OLIVEIRA, Maria das Dores Batista de. A exclusão das meninas nas atividades intergênero na educação física mista na cidade de Guarabira-PB. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2017.
Resumo: O presente estudo, intitulado: “A exclusão das meninas nas atividades intergênero na Educação Física mista na cidade de Guarabira-PB”, tem como objetivo principal analisar a exclusão feminina nas aulas de Educação Física mista, a proposta interventiva docente, bem como a conduta e a receptividade discentes quando propostas atividades de integração intergênero. Trata-se de um trabalho que foi realizado através de uma pesquisa exploratória, com abordagem de cunho qualitativo. Tendo como universo os alunos, em um total de quarenta, que praticam Educação Física e que cursam o Ensino Fundamental na Escola Estadual John Kennedy e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo, ambas da rede pública de ensino, e dois professores de Educação Física, os quais tiveram que responder um questionário com perguntas abertas. Foi utilizada uma ampla pesquisa bibliográfica, a qual se encontra representada no referencial teórico e que buscou contextualizar o presente trabalho em um contexto maior, conferindo-lhe aspecto de cientificidade. Como resultado foi percebido que em ambas as escolas acontecem aulas mistas, na disciplina de Educação Física, no entanto, vários problemas ainda são apontados pelos alunos, principalmente ao relatarem os espaços de privilégios para os meninos em detrimento das meninas e algumas brigas e discussões que acontecem entre meninos e meninos e meninos e meninas. Desta forma, cabe refletir sobre como as aulas vem acontecendo, se revestida de uma nova metodologia que privilegie os dois gêneros ou se trata de colocar meninas e meninos em um mesmo espaço, mas admitindo ainda antigas práticas de aulas que segregam.
Abstract: The present study, entitled "The exclusion of girls in intergenerational activities in Mixed Physical Education in the city of Guarabira-PB ", has as main objective to analyze the gender issue in mixed physical education classes, the interventional teaching proposal, as well as the conduct and receptivity when proposed intergenerational integration activities. It was a work that was carried out through an exploratory research, with a qualitative approach. He had as his universe the students, in a total of forty, who practice Physical Education and who attend the Elementary School at the Johns Kennedy State School and at the State School of Elementary Professor Antonio Benvindo, both from the public school network, and two teachers from Physical Education, which had to answer a questionnaire with open questions. It was used a wide bibliographical research, which is represented in the theoretical reference and that sought to contextualize the present work in a larger context, giving it aspect of scientificity. As a result it was noticed that in both schools there are mixed classes in the Physical Education discipline, however several problems are still pointed out by the students, especially when reporting the privilege spaces for the boys to the detriment of the girls and some fights and discussions that happen between boys and boys, boys and girls. This time, it is necessary to reflect on how the lessons have been happening, if it is clad in a new methodology that privileges the two genres or it is about putting boys and girls in the same space, but admitting still old class practices thatsegregate.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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