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Título: Análise de custos do congestionamento a partir da simulação na região do Valongo - Porto de Santos
Autor(es): Pereira, André Gonçalves Corrêa
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Portos - administração
Transporte de carga
Métodos de simulação
Simulação (Computadores)
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 3-Jul-2018
Referência: PEREIRA, André Gonçalves Corrêa. Análise de custos do congestionamento a partir da simulação na região do Valongo - Porto de Santos. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A simulação de sistemas tem sido cada vez mais difundida pela sua capacidade de transformar sistemas reais em modelos computacionais, podendo gerar rápidas soluções e embasando a tomada de decisão para sua otimização. No Brasil, há a grande necessidade de que mude o modo de gestão logística e de infraestrutura, de forma a realizar o planejamento necessário antes de executar qualquer projeto. No caso do Porto de Santos, o principal porto do Brasil, tem sido exaustivo o crescente aumento de trabalhos e projetos, a fim de solucionar os gargalos existentes e, de forma sustentável, planejar o seu desenvolvimento futuro, traçando estratégias para que as capacidades portuárias não sejam sobrecarregadas pela demanda. Para isso, é necessário realizar, constantemente, melhoramento dos acessos modais. Um dos conflitos existentes nos acessos do porto de Santos se localiza na região do Valongo, onde há um cruzamento entre ferrovia e rodovia, criando congestionamentos periódicos e, consequentemente, impacto de custos logísticos e de transporte. O trabalho visa utilizar a simulação de sistemas dentro da área de teoria de filas, a partir do software Arena Simulation, para analisar impacto de custos no local.
Abstract: Systems simulation has been increasingly diffused by its ability to transform real systems into computational models, generating rapid solutions and supporting decision making for optimization. In Brazil, there is a great need to change the way of logistics management and infrastructure, in order to carry out the necessary planning before executing any project. In the case of the Port of Santos, the main port of Brazil, the growing number of works and projects has been exhaustive in order to solve the existing bottlenecks and, in a sustainable way, to plan its future development, drawing up strategies so that the port capacities are not burdened by demand. For this, it is necessary to constantly improve the modal accesses. One of the conflicts in the accesses of the port of Santos is located in the region of Valongo, where there is a crossroad between railroad and highway, creating periodic congestion and, consequently, the impact of logistics and transportation costs. The work aims to use the simulation of systems within the area of queuing theory, from the software Arena Simulation, to analyze the impact of costs in place.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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