Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LudmillaAlvimDeOliveira_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diálogos entre leitura visual e fazer artístico : um olhar a partir de oficinas em espaço de ensino não formal
Autor(es): Oliveira, Ludmilla Alvim de
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Oficina de artes
Arte - estudo e ensino
Educação não-formal
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Jul-2018
Referência: OLIVEIRA, Ludmilla Alvim de. Diálogos entre leitura visual e fazer artístico: um olhar a partir de oficinas em espaço de ensino não formal. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho aponta percepções sobre abordagens educativas em artes a partir da leitura visual em ambiente de ensino não formal. A pesquisa foi iniciada por meio de quatro encontros realizados com um grupo de artesãs, em que o objetivo era exercitar a leitura de diversos tipos de imagens de publicidade e imagens de obras de arte, para além das convencionais reproduções de revistas das quais elas estavam familiarizadas. A partir de exercícios de produção livre de imagens feitas pelas artesãs foram trabalhados conceitos de imagem, na busca por proporcionar ferramentas para se desenvolver um olhar crítico sobre leitura de imagens e suas variadas possiblidades interpretativas. Dessa experiência, determinados apontamentos surgiram, pensados por meio de leituras de alguns teóricos como Ernest Fischer, Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, Gombrich, e Alberto Manguel, dentre outros. O trabalho se divide em três capítulos: “Eu vejo o quê?”; “Educação como recorte do olhar”; “Eu falo de mim no que vejo”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.